logo

Macaé sedia Encontro Regional do 'Programa Mais Educação' na próxima segunda

27/03/2013 14:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Macaé sedia na próxima segunda-feira (1º) o Encontro Regional do Programa Mais Educação. A programação vai acontecer na sede da Cidade Universitária, às 8 horas. O evento vai reunir cerca de 400 profissionais entre coordenadores, diretores de escolas e representantes da rede municipal de ensino de vinte cidades, como Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Iguaba, Araruama, Carapebus, Quissamã, Búzios e Silva Jardim.

O objetivo é estimular nos municípios a Educação Integral e destacar as ações do programa Mais Educação. A rede municipal de ensino dividiu a programação em duas etapas: das 9h às 12h haverá a palestra "Educação Integral e Programa Mais Educação: espaços, tempos e oportunidades educativas", direcionada aos profissionais que atuam na rede municipal de ensino, como coordenadores e supervisores do Programa Mais Educação, diretores, orientadores pedagógicos e educacionais e representantes dos conselhos escolares.

O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a oferta de educação em tempo integral em 50% dos estabelecimentos públicos de educação básica urbanos e rurais até o ano de 2020. Macaé conta com 32 unidades de tempo integral.

O Programa Mais Educação é projeto do Governo Federal realizado em parceria com os governos estaduais e municipais. O objetivo é ampliar a jornada escolar e organizar a estrutura curricular na perspectiva da Educação Integral.

O Programa Mais Educação atende alunos em situação de risco, vulnerabilidade social, que apresentam defasagem de idade-série e também os estudantes beneficiários do programa Bolsa Família.

Rede municipal - Em Macaé, 13 unidades municipais cadastradas no Programa Mais Educação desenvolvem oficinas como reforço escolar de letramento e matemática, dança, canto, teatro, voleibol, educação ambiental, tênis de mesa, xadrez, promoção da saúde, rádio escolar, capoeira, banda de fanfarra, judô, ginástica rítmica e educação em direitos humanos. As escolas municipais são Carolina Curvello Benjamin, Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Eraldo Mussi, Professora Elza Ibrahin, Pedro Adami, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, Leonel de Moura Brizola, Aterrado do Imburo e Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro.

A previsão é que 14 novas escolas façam a adesão ao programa, ainda neste ano letivo. Para o desenvolvimento de cada atividade do “ Mais Educação”, o Governo Federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio.