logo

MacaEnf promove minicursos na Cidade Universitária

04/11/2013 11:34:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Denise Rangel

MacaEnf é promovido pelo Curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ-Macaé

O 4º Encontro de Enfermagem do município e região (MacaEnf), promovido pela UFRJ-campus Macaé em parceria com a prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), pretende levar saúde para a casa das pessoas com diversas atividades sobre Sustentabilidade, Saúde e Enfermagem. Com essa ideia, o evento foi aberto, nesta segunda-feira (4), com a realização de minicursos, das 9h às 16h, na Cidade Universitária, e continua com outras atividades até quinta-feira (7), no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), polo Barreto.

Um dos minicursos aborda o tema Obesidade e Dieta Mediterrânea, na sala 203, e acontece até meio-dia, com coordenação das nutricionistas e professoras da UFRj-Macaé Maria Fernanda Larcher e Jane Capelli. Larcher explicou que, mais do que só informar sobre o que é a obesidade e suas patologias, o principal é levar aos participantes que as dietas da moda não apresentam resultado funcional para o organismo, que a obesidade pode levar à síndrome metabólica associada à diabetes, hipertensão e dislipidemia (aumento do colesterol).

A especialista mostrou o resultado da dieta utilizada pelos povos que vivem no Mediterrâneo, a chamada dieta mediterrânea, que só acomete com a síndrome metabólica pessoas acima de 70 anos ou mais, diferente do que ocorre no Brasil, onde até crianças são vítimas dessa associação. Dados do Ministério da Saúde mostram que 51% da população acima de 18 anos estão acima do peso ideal.

- A dieta mediterrânea tem baixo consumo de carboidrato, por exemplo. O povo de lá come muita carne de coelho ou polvo e outros frutos do mar; em vez de arroz, come fava, que contém muita fibra, pimentão, cogumelo e não usa queijo amarelo, sempre com alimentação saudável - destacou Maria Fernanda Larcher.

No final deste minicurso é promovida degustação de alguns produtos que fazem bem à saúde e cada aluno vai preparar um cardápio adaptando a dieta brasileira, que é recheada de arroz, feijão, bife e batata frita, com a dieta mediterrânea.

O MacaEnf é promovido pelo Curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ-Macaé de forma integrada com outros cursos do campus, incluindo a colaboração de alunos bolsistas de programas federais. O objetivo é a troca de experiência científica e discussões sobre as tendências e possibilidade de melhorias para a saúde da população.

O evento destina-se a professores, estudantes de Enfermagem e áreas afins, e outros que atuam na gestão da saúde e também a profissionais da comunidade em geral.

Um dos destaques da programação é o Projeto Despertando Talentos, aberto ao corpo social do campus (docentes, discentes e técnicos-administrativos) e também da UFF e da FeMass que compõem o ensino superior na Cidade Universitária.

Programação do MacaEnf

Cidade Universitária (minicursos):



Alimentação do Lactente: Amamenta e Alimenta, Sala 3 – Módulo


Habitacional

Polo Universitário

9h – 16h



Obesidade e Dieta Mediterrânea, Sala 203


Polo Universitário

9h – 12h



Enfermagem e famílias: conhecendo e atuando em situações de doença

Sala 5 – Módulo

Habitacional

Polo Universitário

13h – 17h



Qual o Caminho para a Liderança do Enfermeiro? Uma Reflexão para o Futuro

Sala 208

Polo Universitário

13h – 16h



A promoção da saúde na adolescência, Sala 5 – Módulo


Habitacional

Polo Universitário

9h – 13h



Saúde Auditiva: aspectos relacionados à audição, à surdez e deficiência auditiva na criança.

Sala 210


Polo Universitário

13h – 16h



Nupem:



Terça-feira (5), 9h às 10h – Entrega de credencial para apresentação de pôster e Comunicação Coordenada, sessões I e II, Brunch Interativo – Comissão de Secretaria;

10h às 11h – Sessão de abertura;

11h às 12h – Conferência Magna: “A Sustentabilidade em Foco – Tendências e Possibilidades da Saúde em Macaé”;

12h às 14h – Almoço;

14h às 16h – Mesa-redonda “Integrasaúde: os Rumos da Sustentabilidade na Contemporaneidade”. Moderação: professor Tadeu Lessa;

16h às 18h – Sessão Pôster – Coordenação Comissão Científica;



Quarta-feira (6):

9h às 10h - Entrega de credencial para apresentação de pôster e Comunicação Coordenada, sessões III e IV, Brunch Interativo, Comissão Secretaria;

10h às 12h – Painel “Projetos em Saúde e a Relação com a Sustentabilidade”. Diagnóstico do campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. Moderação: professora Inês Leoneza;

12h às 14h – Almoço;

14h às 16h – Capacita Coren. Apoio local: professora Roberta Coutinho;

16h às 18h – Sessão Pôster e Comunicação Coordenada. Coordenação Comissão Científica;



Quinta-feira (7):

9h às 9h30 – Entrega de anais com Brunch Interativo. Coordenação Comissão Cinetífica;

9h30 às 11h – Sessão “3º Encontro de Estudantes de Enfermagem”. Mesa-redonda: “Sustentabilidade, Saúde e Políticas Sociais”. Moderação: professora Patrícia Affonso de Siqueira;

11h às 12h – “Oficina Interativa”. Professora Roberta de Lima;

12h às 14h – Almoço;

14h às 16h30 – II Despertando Talentos. Coordenação professora Leila Bergold;

16h30 às 18h – Painel Histórico. Professora Beatriz Dias (vídeo). Sessão de Premiação e Encerramento. Coordenação professora Glaucia Valadares.