logo

“Mais Educação” contribui com ensino municipal

13/11/2013 17:24:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Flávio Sardou

Uma das oficinas oferecidas pelo programa é a de grafite

A rede municipal de ensino está orientando profissionais do ensino municipal quanto às ações do programa federal “Mais Educação”. Ao todo 18 unidades municipais fazem parte da programação, que oferece ensino de jornada ampliada, com no mínimo sete horas diárias, tendo como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de ações pedagógicas optativas.

Para melhor desenvolvimento das atividades nas escolas, diretores e profissionais que atuam nos setores de registro escolar, prestação de contas e supervisão escolar da secretaria de Educação estão participando de encontros específicos.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, em Macaé as escolas participantes do programa desenvolvem oficinas como reforço escolar de letramento e matemática, dança, canto, teatro, voleibol, educação ambiental, xadrez, promoção da saúde, jornal ou rádio escolar, capoeira, hip hop, atletismo, banda de fanfarra, judô, ginástica rítmica e educação em direitos humanos, além de grafite.

O projeto está conseguindo mudar o comportamento dos alunos participantes. Os alunos do Colégio Municipal Elza Ibrahin, Yuri Martins e Genilson Brito, fazem parte da oficina de grafite. Animados, eles confeccionaram telas na unidade e em outros eventos. “Adoro grafite. Esta oficina mudou minha vida. Hoje até ensino meus colegas e familiares”, disse Yuri.

O “Mais Educação” reforça a proposta da rede municipal quanto a implantação de escolas em horário integral, que visa à permanência dos alunos na escola para desenvolver atividades extracurriculares.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica e secretarias municipais e estaduais de Educação. A operação do programa é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades.

Unidades - As escolas municipais são Carolina Curvello Benjamin, Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Eraldo Mussi, Professora Elza Ibrahin, Pedro Adami, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, Leonel de Moura Brizola, Lagomar, Engenho da Praia, Eraldo Mussi, Ivete Santana, Neusa Brizola, Pedro Adami, Fazenda Santa Maria, Renato Martins, Maria Isabel Damasceno Simão e Aterrado do Imburo.