logo

Merenda escolar: cardápio diferenciado para atender a todos

20/05/2013 10:01:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Ana Chaffin

Segundo o último levantamento, 45 escolas apresentaram alunos com necessidades especiais na alimentação






Alunos da Rede Municipal de Ensino que apresentam diabetes, intolerância à lactose ou ao glúten recebem uma merenda escolar especial. Para que os que precisam de um cardápio diferenciado sejam atendidos, é necessário que a família leve um laudo médico às unidades de ensino. Os estudantes podem ser examinados na Rede Municipal de Saúde, em todos os postos de saúde, na Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e no Centro de Referência em Diabetes (CRD), onde há pediatras que podem fazer o diagnóstico e emitir o laudo.



Todos os gêneros das dietas especiais são distribuídos regularmente às escolas. Isso porque a Secretaria de Educação atualiza semanalmente a listagem de alunos que necessitam desse atendimento especial. Essas dietas são orientadas pelos nutricionistas da Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação que elaboram um cardápio específico para cada patologia.



Segundo o último levantamento, fechado em 14 de maio, 45 escolas apresentaram alunos com essas necessidades. A rede tem três alunos com doença celíaca (intolerância ao glúten), sete com diabetes e 120 com intolerância à lactose. Os estudantes que apresentam intolerância ao glúten recebem alimentos adaptados. Os preparados com trigo, como biscoitos e pães, são substituídos pelos elaborados por outras farinhas, como a fécula de batata.



Já os diabéticos recebem, como os demais estudantes, alimentos saudáveis e sem a utilização de produtos industrializados. Entretanto, seu cardápio tem o cuidado de não combinar carboidratos na mesma refeição. Além disso, é feita a substituição de açúcar por adoçante. Eles degustam bolos e biscoitos dietéticos e também pão integral, com o objetivo de aumentar a quantidade de fibras em sua alimentação.



Os alunos com restrição à lactose recebem alimentos preparados com leite de soja, em substituição ao leite de vaca, e também margarida sem lactose no lugar da manteiga. Além de consumirem o leite de soja na escola, o Catan também distribui esse tipo de leite para atender às crianças.