logo

Mostra Artística do Colégio Aplicação leva ao teatro sonhos e esperanças

16/10/2015 15:22:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Alunos apresentaram ao público boa música e arte

O Colégio de Aplicação (CAp) da prefeitura, mantido pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), não é uma escola de artes, mas faz dos seus alunos estrelas de grandes espetáculos como os realizados nas noites desta quarta (14) e quinta-feira (15) que lotaram o Teatro Municipal. Durante os dois dias os alunos, dirigidos por professores, foram os protagonistas de “um lugar novo para inventar o futuro que vai chegar e brilhar” e já pensam na Mostra Artística das Disciplinas Eletivas do próximo ano.

Alunos do primeiro e segundo anos mostraram no palco que são artistas e fizerem do projeto um evento surpreendente. Eles cantaram, dançaram e atuaram. A direção foi dos professores de Artes Cênicas, André Pimentel, ator; Juliana Duarte, de Inglês e bailarina; e Wiverson Cardoso, de música e robótica. Pimentel disse que o projeto existe desde 2011, mas esta foi a primeira vez realizado no teatro, e o que eles esperam é despertar nos alunos o gosto pelas artes e a cultura em geral.

Para tudo dar certo desde sala de aula, ensaios até as apresentações, o CAp trabalha não só coreografia, música e interpretação com os alunos, mas, principalmente, valores que vão levar para a vida toda, como humildade, respeito e como conviver no mundo artístico. No projeto, eles trocam de papel e se tornam expectadores para aprenderem a ver a atuação dos colegas no lado da plateia. Foi o que aconteceu. Muitos que atuaram na quarta ficaram juntos ao público na quinta e vice-versa. Os alunos também se envolvem no apoio e na técnica compondo o cenário com ajuda da tecnologia com o computador e muita disposição nos bastidores.

- Quando realizamos um projeto com essa estrutura é porque acreditamos que a educação é mais que só sala de aula. A escola forma cidadãos e essa formação do CAp eles carregam para a vida toda. Nós acreditamos nessa educação de corpo e alma, o aluno se mostrando por inteiro porque precisa se dedicar às disciplinas regulamentares. Eles ficam cansados com os estudos e a dedicação ao projeto, ao mesmo tempo, mas o prazer deles ao atuar é muito grande. Isso nos emociona e motiva a continuarmos esse projeto que é levado a sério, apesar de serem disciplinas eletivas, ou seja, não obrigatórias, participam os que querem – destacou a diretora do colégio, Wanessa Leal.

O professor André Pimentel observou que sem o empenho dos alunos, o apoio dos pais e a parceria com profissionais e empresas o projeto não poderia acontecer. Figuro, maquiagem, fotografia, tudo foi oferecido pelos parceiros.

- A Mostra Artística é feita por alunos dos primeiro e segundo anos porque os do terceiro estão focados em passar no Enem para cursar uma faculdade. Alguns do último ano até participam, mas são poucos porque em primeiro lugar o CAp estimula o estudo. O teatro é inserido na educação desses jovens como forma de mostrar que eles podem brilhar no que fizerem de melhor. Esse protagonismo é todo deles e, do jeito de cada um, passam várias mensagens importantes de forma lúdica para o público -, enfatizou emocionado o professor-diretor.

Incentivando por acreditar na proposta diferenciada do CAp, o presidente da Funemac, Gleison Guimarães, comentou que talento, dedicação e motivação os alunos do colégio têm de sobra.

- Os alunos do CAp estão sempre surpreendendo. As ações realizadas por eles ganham um brilhantismo especial, justamente por serem realizadas com amor, prazer e ousadia. A equipe Funemac é encantada pelo CAp. Nosso desejo é que toda a cidade compartilhe deste encantamento -, destacou o presidente.

Temas atuais

Vestidos ou não de super-heróis, os alunos-artistas falaram de temas atuais como corrupção, gravidez indesejada, a discriminação da mulher e outros levando o público à reflexão sobre esses comportamentos na sociedade.

Na abertura do evento, o público já sabia o que era esperado no palco. Alunos amadores se transformaram em vocalistas, instrumentistas e atores com personagens e historias que arrancaram aplausos e emocionaram a plateia. Não foi à toa que os ingressos estavam esgotados duas semanas antes do evento. E assim os alunos e professores vão escrevendo na história do CAp mais do que boas notas que garantem ao colégio destaque como um dos cinco melhores mantidos por governo municipal do país.

- Eu sempre quis ser atriz, mas depois desse evento não tenho mais dúvida. É um mundo perfeito -, disse Lara Dias, 16 anos, aluna do primeiro ano. A amiga Marcieli Oliveira, também do primeiro ano e mesma idade, gosta de Química e Física, mas também de Artes Cênicas e ainda não sabe qual faculdade cursará. Ela contou que o amor pelo CAp surgiu ano passado quando foi assistir a irmã que só fala no colégio e se formará este ano. Os pais de Leandro Barbosa Schuvartz Rocha, segundo ano e 16 anos, Elizabeti Laurindo Barbosa e Elcio Pinheiro Rocha disseram que o filho sonha com Biologia, mas também gosta de Letras, especialmente Latim.

- O CAp é um colégio transformador de vidas porque preenche o tempo dos alunos com atividades positivas. É um prazer estar aqui assistindo nosso filho neste evento - observou a mãe.

No final, os alunos personagens entraram no meio da plateia e, em coro, agradeceram aos professores dizendo que “eletivas são importantes, sim”. Desse jeito e abrindo um futuro cheio de artes as cortinas vermelhas do teatro se fecharam às 21h da quinta-feira (15).

O CAp é mantido pela Funemac, vinculado à Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), pública municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Atualmente atende a quase 200 alunos da 1ª à 3ª series do Ensino Médio. Está situado à Alameda Almirante Raimundo Correa, 151, bairro Novo Cavaleiros.