logo

Núcleo de Inclusão, Tecnologia e Pesquisa é destaque no Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel

30/09/2014 16:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

O Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel fica no bairro Miramar

Em mais uma proposta inovadora da rede municipal de ensino, o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (no Miramar) está definindo detalhes para ações que estão e serão executadas pelo novo Núcleo de Inclusão, Tecnologia e Pesquisa (Nintepe). Nesta terça-feira (30), as propostas foram apresentadas para representantes da Secretaria de Educação.

O encontro contou com a participação da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, e da coordenadora de Educação Especial da rede municipal, Regina Signe. “Este é um projeto desafiador. A iniciativa é ousada, pois trata não apenas de inclusão, mas de possibilidades e alternativas para superar os limites”, disse Mônica.

O Nintepe tem como finalidade se tornar um sistema de comunicação entre as diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos que vão ao encontro de questões sociais. Com isso, o núcleo vai atuar a partir de situações que envolvem a comunidade escolar e a sociedade em geral.

Com o lema “Encontrando desafios, alcançando soluções”, o Nintepe vai atuar nas áreas inclusão, tecnologia e pesquisa. Entre os projetos está o “Ressignificando as Diferenças“ (ReDI), que propicia momentos de reflexão, possibilita o estreitamento das relações entre os alunos de turmas diferentes, estimula a criatividade, oralidade e musicalidade, além de promover encontros entre a comunidade escolar.

Outro trabalho é o “Produzindo Autonomia", que destaca sustentabilidade, geração de rendas e oportunidades. Mais de 60 alunos da unidade se envolvem com os estudantes com necessidades educacionais especiais (deficiência intelectual e surdez), em situação de vulnerabilidade social, na produção do sabão artesanal - que é pastoso e serve para lavar louças.O trabalho está na lista dos três primeiros vencedores das turmas de 6º ano da Feira de Ciências de Macaé (FECIMAC).

Os alunos da Educação Especial são conduzidos por uma equipe composta por especialistas em déficit intelectual, intérprete de Libras e professores de Braille em oficinas - que acontecem em horário de contraturno. Os projetos contam com a atuação dos profissionais Israel de Carvalho, Elizabete Araújo, Cristiane Dantas, Rosimara Souza, Regina Carneiro, Elonai de Jesus, Denise Machado, Cristiane Dantas, Fernanda Marinho e Mônica Duarte, além do apoio do professor de Ciências, Éder Peçanha.

De acordo com Éder, este ano o Nintepe já tem uma máquina de sabão, produzida pelos próprios estudantes, para maior produtividade do sabão pastoso, tratamento de resíduos, trabalho em prol do enriquecimento do solo, produção de essência e avanço na pesquisa.