Oscar Cordeiro em Ação incrementa ensino aprendizagem
Foto: Rui Porto Filho
As ações abrangem o desenvolvimento de projetos pedagógicos com os alunos
A Secretaria de Educação lançou nesta semana o projeto "Oscar Cordeiro em Ação". Iniciado no colégio que funciona no Parque Aeroporto, o projeto tem a proposta de se estender a outras unidades escolares, sempre com dez intervenções. A programação abrange plano de ações práticas que seguem a realidade da unidade escolar em prol da melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
As ações abrangem o desenvolvimento de projetos pedagógicos com os alunos, suporte aos profissionais e familiares dos alunos, reforço do efetivo da guarda municipal e melhoria da estrutura da escola. Entre as medidas que já começaram estão aumento do muro do espaço. Também vai acontecer manutenção com reparos hidráulicos, elétricos, substituição de vidros e persianas, além de realização de atividades como iniciação à robótica e reforço da ronda escolar da Guarda Civil Municipal e atuação do Grupo de Apoio Operacional (GAop).
Outras ações serão aulas extracurriculares com atletismo e outros jogos, realização de palestras sobre valores e atitudes, sensibilização e atuação especial do grupo de contadores de histórias da Secretaria de Educação, atuação da equipe de assistentes sociais com os pais dos alunos, aulas de reforço e aprofundamento no contraturno (horário divergente ao de aula), ciclo de estudos durante os horários de atividades sobre o tema "Inteligência Emocional" com participação de psicóloga, acompanhamento diferenciado de psicólogo para atender as necessidades de alunos e professores, atuação de profissional da Secretaria de Esporte em projeto específico, além de remanejamento de estudantes, se for necessário.
Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, a iniciativa também segue a proposta de estudar medidas preventivas, que possam contribuir com o funcionamento das unidades e aproximação da comunidade escolar. "As ações visam a melhoria da escola como um todo. A prioridade é que o "Oscar Cordeiro" seja um ambiente saudável para o processo de ensino", pontua.
A previsão é que o projeto com as dez ações sejam realizadas em outros espaços escolares até o ano letivo de 2020. São eles: Engenho da Praia, Ciep Municipal Maringá (Campo do Oeste), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), Polivalente Anisio Teixeira (Costa do Sol), Raul Veiga (Glicério), Pedro Adami (Córrego do Ouro) e Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro).