Prazo para censo escolar segue até dia 31 de julho
Diretores e técnicos da rede municipal de ensino devem estar atentos. Prossegue até o dia 31 de julho o Educacenso 2013. A finalidade do sistema do censo escolar é levantar dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. O registro deve ser feito no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde também estão informações referentes ao Educa censo 2012.
O sistema Educacenso é um levantamento de dados estatísticos-educacionais de âmbito nacional, que é realizado anualmente e coordenado pelo Inep. O sistema é feito pelas escolas públicas e privadas com a colaboração das secretarias de Educação.
O censo visa contribuir com políticas educacionais e traçar um panorama nacional de Educação Básica, que servirão de referência para formulação de políticas públicas e execução de programas na área da Educação, incluindo concessão de recursos do Governo Federal quanto a transporte escolar, distribuição de livros didáticos e recursos públicos por meio de programas como Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
É a partir dos registros do Educacenso, em conjunto com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil) que se calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
As informações que são coletadas sobre a escola estão ligadas à infraestrutura, energia elétrica, água, esgoto, cozinha, secretaria, equipamentos eletrônicos como televisões, computadores, dentre outros quesitos. Já os dados coletados referentes aos alunos dizem respeito à idade, sexo, cor/raça, em que série o aluno se encontra, nacionalidade, frequência de aulas, utilização de transporte escolar e se apresenta necessidade especial. Já na parte dos professores, os quesitos são bem parecidos com os dos alunos, porém com um pequeno acréscimo na função que exercem.
“O Educasenso é uma iniciativa do Governo Federal para auxiliar professores e gestores no exercício de suas funções. O cadastro é considerado uma radiografia detalhada do sistema educacional do país com dados individualizados de cada estudante e professor das redes pública e privada. Para isso, os dirigentes das escolas municipais devem estar atentos quanto ao preenchimento dos dados”,finalizou a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.