Pré-Vestibular Social oferecido pela prefeitura atende 326 alunos
Foto: Bruno Campos
Aulas duram dez meses
O curso Pré-Vestibular Social gratuito, oferecido pela Prefeitura de Macaé, atende 326 alunos na faixa dos 16 aos 70 anos, vindos de vários bairros do município. As aulas, que acontecem diariamente nos turnos da manhã, tarde e noite, são elogiadas pelos alunos, divididos em seis turmas.
O programa, que tem a duração de dez meses, tem o objetivo de atender à demanda daqueles que tem a intenção de ingressar no Ensino Superior, mas não dispõem de recursos financeiros para arcar com as despesas. Todos os professores que atuam no programa gratuito fazem parte do efetivo da rede municipal de ensino.
O Pré-Vestibular Social é reconhecido no município pelos bons resultados obtidos pelos alunos durante a aplicação dos vestibulares dos anos letivos 2012-2013. O curso registrou o total de 103 estudantes aprovados, a maior parte para universidades públicas da região.
Um dos mais animados, que faz questão de visitar a sede do Pré-Vestibular para agradecer aos profissionais da unidade, está o calouro do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estevão Alcântara. “Este curso é maravilhoso. Os professores são empenhados. Aprendi muito e obtive uma boa pontuação”, ressaltou.
Em virtude do sucesso, o curso conta com um cadastro reserva, que visa atender aos alunos excedentes. A coordenação do curso pontua que a lista de espera é específica para atender a casos de possíveis desistências. A previsão é que os estudantes sejam atendidos no meado do ano, período em que haverá vestibular para o ingresso nas faculdades no segundo semestre. Os interessados podem comparecer à Rua Teixeira de Gouveia, nº 634, no térreo, munidos de documentos pessoais como carteira de identidade, CPF, duas fotos 3x4, certidão de conclusão do Ensino Médio ou declaração que o aluno está cursando o Ensino Médio.
Programa estimula ingresso no Ensino Superior
O Pré-Vestibular Social se tornou referência para alunos de toda a região, principalmente os que são de escolas públicas. Conforme levantamento da coordenação, a maior parte dos estudantes e aprovados do curso são interessados em estudar e também são aprovados em universidades como Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Federal Fluminense (UFRJ), além da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) .
Muitos dos alunos que passaram pelo projeto ocupam posições de destaque nas listas de aprovação, o que é motivo de orgulho para o professor de Geografia, André Cardoso. “Trabalho neste projeto há oito anos e é muito gratificante encontrar nossos ex-vestibulandos atuando no mercado de trabalho. Trabalhamos com sonhos e conquistas”, pontuou.
Na expectativa de ser aprovada, a moradora da Malvinas, Crislayne Vieira, confessa que não apenas estuda durante as aulas do curso, mas repassa as matérias de madrugada. “Quero passar para o curso de Comunicação Social e me tornar uma profissional reconhecida. Sei que a partir daí vou incentivar minha irmã e poderei melhorar a vida da minha família, que não é nada fácil”, conta.
Para reforçar os estudos, a equipe pedagógica composta por professores da rede municipal está preparando para aplicar simulados aos moldes da banca da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no mês de maio. Os próximos simulados, segundo a equipe pedagógica, serão nos meses de julho e outubro, conforme modelo do ENEM. Antes de entrar no pré-vestibular social, os alunos participam de palestras direcionadas sobre vestibular e orientação vocacional. Além disso, os alunos que não justificarem cinco faltas nas aulas não poderão frequentar o projeto social.