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Prefeito fala em transformação no Encontro Municipal dos Profissionais da Educação

05/11/2013 16:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Centenas de profissionais participaram do encontro, que teve a presença do prefeito Dr. Aluízio

Com o tema "Escola: espaço de cidadania", centenas de professores da rede municipal participaram nesta terça-feira (5) do Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe). A programação, realizada na sede do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, teve o objetivo de destacar reflexões em prol de avanços e melhor qualidade de ensino no espaço escolar.

O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, abriu o encontro. Ele agradeceu o apoio de todos os profissionais da Educação por estarem trabalhando no desafio em prol da área educacional. “Quando falo em desafios, cito questões concretas que aconteceram neste últimos meses de gestão. Temos que caminhar diante de avanços do cenário escolar. Com certeza, o ano letivo de 2014 será bem melhor. Tenho conversado com muitos profissionais da área da educação e percorrido muitas unidades escolares. Estamos certos que temos muito para fazer. A rede municipal de Macaé precisa desta transformação, que já foi iniciada com o empenho de todos da rede municipal”, salientou.

Palestras - O debate contou com especialistas consagrados da área educacional do país. Entre eles estão os representantes da área da Educação da Tamboro Digital, André Couto, além do vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Paulo de Tarso. A mesa redonda contou ainda com as palestrantes Ana Cláudia Arruda Leite, que faz parte do Instituto Alana-Educação, de São Paulo; Cecília Goulart, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Alcione Tavora Kullok, da Fiocruz do Rio de Janeiro.

No encontro, a secretária de Educação, Lúcia Thomaz,agradeceu a participação de todos os presentes. “A escolha do tema Escola: espaço de cidadania tem como proposta destacar a importância da unidade escolar como um espaço de síntese na construção da família e comunidade escolar. Sabemos que a escola cumpre seu papel no mundo não de forma individual, mas de modo coletivo. Por isso, temos que ter um olhar mais atento quanto à cultura e à escola”, disse.

No decorrer da programação, o diretor de Arquitetura e Aprendizagem da Tamboro, Digital, André Couto, pontuou o artigo segundo da Lei de Diretrizes e Bases 9394-96, cuja determinação é que “a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

- A abordagem deste artigo deve ser refletida, pois os comentários elencam a responsabilidade da família e do educador diante da sociedade. Uma sociedade saudável cuida das crianças e dos idosos. Temos que pensar não apenas na educação, mas na liberdade. Como dizia meu antigo professor Antônio Carlos Gomes, aquilo que a pessoa se torna depende das oportunidades e escolhas. Por isso, indico aos profissionais da Educação que tenham um olhar diferenciado quanto aos alunos, pois a escola deve ser um espaço prazeroso de produção. Afinal de contas o professor é um cidadão que produz cidadãos. Desta forma, os educadores devem aproveitar a oportunidade de trabalhar em prol do outro”, disse.

Visita - Além da palestra, a equipe da Tamboro Digital esteve reunida na tarde desta terça-feira (5) com representantes da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Núcleo de Tecnologia Municipal, e Secretaria de Ciência e Tecnologia. O objetivo foi apresentar novas intervenções pedagógicas e tecnológicas na área educacional.

Também presente na mesa redonda, a coordenadora e especialista do Instituto Alana, Ana Cláudia Arruda Leite, enfatizou questões como consumo excessivo e as interferências negativas e positivas, que influenciam no cotidiano da criança e do jovem. “Macaé está de parabéns. Reflexões como estas são fundamentais. Por isso faço questão de apresentar a potencialidade da escola diante da infância. O espaço escolar é um ambiente potente para formação da cidadania. Temos que olhar com mais cuidado o que acontece na sala de aula e quais são os anseios e realidade dos alunos, pois o impacto do consumo e da publicidade na vida dos estudantes é preocupante. Desta forma, temos que pensar qual é o verdadeiro papel da escola na sociedade atual”, ressaltou.

Ela também esclareceu que encontros como estes são fundamentais para tratar das especificidades locais. “Esta é uma oportunidade para que os educadores façam uma releitura de todas as ações que foram desenvolvidas até este momento”, disse Ana Cláudia.

o vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Paulo de Tarso, assinalou a importância do “brincar” e de manifestações como a música e o sentimento, que existe em cada um. “O ideal é chegarmos a produção de conhecimento constituinte”, ressaltou.

Na oportunidade ele assinalou o projeto Heterogenese Urbana, que tem o objetivo principal de possibilitar a construção de espaços expressivos, que garante o direito à livre manifestação cultural sobre diversos temas que dizem respeito à vida comunitária.

Aplaudido durante a palestra, Paulo de Tarso, levou musicalidade ao público e enfatizou questões como filosofia, religião, artes e cultura da Grécia. Ele também frisou a importância da diversidade, democracia, tecnologia social e multiculturalismo. “O professor deve sempre se conectar. O homem faz parte da diversidade e de cidades diversas”, salientou Tarso, ao lembrar que Heterogenese Urbana é reconhecido no município como uma sala de aula a céu aberto.

Entusiasmado, o professor e dirigente municipal, Sebastião Carlos de Menezes, elogiou o “Heterogenese Urbana”. “Esta interação consegue transformar não apenas os alunos da Serra, mas toda a comunidade. Todos ficam envolvidos em um contexto de pertencimento e cidadania”, contou.

Para melhor atender aos professores, a programação desta terça-feira foi subdividida. No turno da manhã, o encontro foi dirigido para os professores que atuam com turmas do 6º ao 9º anos, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Já o período da tarde foi voltado para os educadores que trabalham com o segmento da Educação Infantil e 1º ao 5º anos de escolaridade.

O EMPE é uma proposta do Governo Municipal, que tem a finalidade de ampliar a qualificação dos profissionais e permitir a troca de experiências. Outro objetivo do encontro é enfatizar novos conhecimentos em prol da gestão democrática do ensino municipal e de um cenário pedagógico propício para cerca de 37 mil alunos da rede municipal e quatro mil professores do ensino municipal.

Uma delas é a orientadora educacional da rede municipal, Gilmara Alves. Satisfeita, ela afirmou que fez questão de comparecer ao encontro. “Fiquei maravilhada com esta programação. Pude refletir sobre várias estratégias pedagógicas e de algumas concepções educacionais que seguimos. Programações em prol da capacitação são fundamentais para a melhor prática na sala de aula”, contou Gilmara.


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