Prefeitura adere ao programa federal 'Escola da Terra'
Foto: Moisés Bruno
Programação vai começar no próximo ano letivo
A Prefeitura de Macaé aderiu ao programa do Governo Federal “Escola da Terra”. A intenção é melhor atender aos alunos e profissionais que atuam nas escolas municipais que contam com turmas multisseriadas (com alunos de diferentes anos de escolaridade e faixa de idade estudando juntos) situadas na área rural de Macaé. As atividades do programa serão traçadas para atender às unidades no próximo ano letivo.
O “Escola da Terra” será desenvolvido nas unidades municipais Duas Barras B (Glicério), Crubixais de Cima (Frade), Boa Alegria (Sana), Zélia Souza Aguiar (Areia Branca), Carlos Gaspar (Sana), Maria Augusta Aguiar Franco (Bicuda Pequena) e Morete (Frade) .
O programa federal vai compreender quatro ações. Uma delas é a formação continuada acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A programação específica vai começar no próximo ano letivo.
Na pauta de propostas também estão oferta de material didático e pedagógico, monitoramento e avaliação do programa e gestão, controle e mobilização social.Todos os educadores, que atuam nas multisseriadas, vão participar de um curso de aperfeiçoamento com carga horária mínima de 180 horas. A formação será ministrada pelos tutores de uma universidade federal.
Já a produção e a oferta do material didático e pedagógico como jogos, mapas, recursos para alfabetização, letramento e matemática ficarão por conta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o “Escola da Terra”, promovido pelo Ministério da Educação, será desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Educação, com o objetivo de minimizar a distorção série e idade, além desenvolver o processo de aceleração de aprendizagem e escolaridade dos alunos do 1° ao 5° ano.
- O programa é pautado na contribuição do processo ensino-aprendizagem dos estudantes das turmas multisseriadas. Além disso, o 'Escola da Terra' vai seguir as concepções e princípios da Política Nacional da Educação do Campo - finalizou.