Prefeitura articula construção de unidade de ensino profissionalizante em Macaé
Foto: Flávio Sardou
A construção da UEP vai gerar novas oportunidades a jovens do município
Criar uma unidade de ensino profissionalizante que atenda às demandas específicas de Macaé e região, dando novas expectativas e oportunidades a jovens do município que queiram ingressar no mercado de trabalho, principalmente na cadeia produtiva do petróleo. É com este objetivo que a Prefeitura de Macaé iniciou a articulação, juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), para a construção de uma Unidade de Ensino Profissionalizante (UEP) em Macaé.
Durante reunião na tarde desta sexta-feira (11) no Gabinete do Paço Municipal, o Prefeito Dr. Aluízio, ao lado dos representantes das secretarias municipais de Educação, Trabalho e Renda, Desenvolvimento Social, Planejamento e Habitação, receberam os vereadores Manoel Francisco e Luciano Diniz, o Reitor e o Diretor do IFF Campus Macaé, Luiz Augusto Caldas Pereira e Paulo Rogério Nogueira de Souza, para definir os primeiros passos para a consolidação do projeto e de parcerias no município.
“Encontramos no IFF a parceria ideal para fomentar em Macaé o ensino profissionalizante para os jovens do município. A construção de uma unidade de ensino como esta, vem de encontro às necessidades tanto das empresas e indústrias que estão com suas bases em Macaé, quanto ao desejo da população em ter oportunidades de se qualificar e adentrar no mercado de trabalho, cada vez mais técnico e especializado. Investir em educação e em profissionalização é investir no desenvolvimento do município”, declarou Dr. Aluízio.
A ideia, num primeiro momento, é construir a unidade de ensino com recursos do município em parceria com órgãos, institutos e empresas para, posteriormente, garantir a federalização da instituição junto ao Governo Federal.
“A criação desta unidade de ensino possui dois objetivos principais: atender a demanda da região e criar novas oportunidades e novas formas de acesso ao ensino profissionalizante, tornando-o mais democrático e próximo da realidade dos jovens macaenses. Queremos dar oportunidade e novas perspectivas de vida para quem não conseguiu conciliar sua vida profissional com a vida escolar. Acreditamos que Macaé tem todas as condições de iniciar um projeto como este e o IFF está totalmente disponível para esta parceria”, disse o Reitor do IFF Campus Macaé, Luiz Augusto Caldas Pereira.
A Unidade de Ensino Profissionalizante (UEP) tem padrão elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e deverá ser um polo descentralizado da Unidade do IFF Campus Macaé. Dependendo dos estudos de viabilização apresentados ao município e ao Governo Federal, a unidade poderá ser implantada na Zona Norte de Macaé, uma estratégia que visa atender, principalmente, as comunidades deste setor do município.
Para Dr. Aluízio, a região Norte de Macaé, como os bairros São José do Barreto, Lagomar e Cabiúnas, representa o principal polo de desenvolvimento do município, que futuramente deverá receber grandes empreendimentos do setor imobiliário e da indústria:
“A região Norte é hoje o local mais propenso para receber um grande projeto de urbanização e é, atualmente, o grande polo de desenvolvimento do município. É o local ideal para implantar um projeto como este. Cabe a nós ir em busca de expertise para materializar os planos que temos para esta região. Levar uma unidade profissionalizante para a região Norte seria um grande avanço”, destacou.
O próximo passo para a consolidação do projeto da UEP é a definição exata da área para a construção da unidade e a apresentação do projeto ao Governo Federal através da Prefeitura, IFF e vereadores, afirmando o compromisso de Macaé em construir e entregar a unidade para sua federalização dentro de todos os parâmetros exigidos.