logo

Prefeitura desenvolve projeto para Centro da Educação de Jovens e Adultos

21/08/2013 09:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Escola Municipal Joffre Frossard, no bairro Botafogo, disponibiliza Educação de Jovens e Adultos

A rede municipal de ensino elabora ações e estratégias pedagógicas que serão desenvolvidas no novo Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos (CREJA). O espaço está em fase de formulação para funcionar no próximo ano letivo. O local terá como finalidade destacar um atendimento especial para os alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projovem Urbano.

A previsão é que o CREJA seja aberto no espaço em que funciona o Pré- Vestibular Social, na Rua Teixeira de Gouveia, nº 634, no térreo. As dependências do local serão visitadas nesta quarta-feira (21) pelas equipes pedagógicas e de Formação Continuada, que estão à frente do novo trabalho.

Com a implementação do Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos, haverá gestão pedagógica do espaço-tempo do aluno.

Para isso, a equipe pedagógica do Ensino Fundamental está traçando estratégias como horário de aulas diferenciado e organização do planejamento pedagógico e da matriz das aulas específicas. Segundo a equipe pedagógica da secretaria de Educação, o CREJA será fundamentado nos pilares: escolarização, formação continuada e orientação/qualificação para o mundo do trabalho.

- O CREJA tem como objetivo oferecer aos jovens e adultos, através da vivência e construção de diferentes práticas, oportunidades variadas de estudo, promovendo o aumento da escolaridade, através de uma proposta pedagógica interdisciplinar, baseada em projetos. A intenção é assegurar assim o compromisso do Governo com a educação permanente - destacou a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.

Além da Educação de Jovens e Adultos, o Centro de Referência também visa atender os jovens com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever e que não concluíram o Ensino Fundamental. O local vai promover ações de elevação de escolaridade, na forma de curso, qualificação profissional inicial e participação cidadã, através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens -Projovem Urbano.

Além disso, a secretária Lúcia Thomaz, adiantou que as equipes de coordenação da Formação Continuada e da secretaria de Desenvolvimento Social estão pesquisando no município a situação e o número de jovens, em sua maior parte mães que interromperam os estudos para também participar das aulas especiais e atividades no CREJA. “Com o recebimento deste público, o CREJA contará com espaço para atender durante o dia, os filhos destas jovens, que interromperam os estudos por conta da maternidade”, finalizou.