logo

Prefeitura e Sesc RJ promovem palestra com medalhista olímpico

27/10/2021 14:53:00 - Jornalista: Ana Paula Medeiros e Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Claudinei Quirino é um dos mais conhecidos e consagrados nomes do atletismo brasileiro

O Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste) recebeu nesta terça-feira (26) o medalhista panamericano e olímpico Claudinei Quirino, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro. Ele apresentou uma palestra com vivência promovida pelo projeto Rede Sesc RJ + Esporte, para alunos da unidade, participantes do Projeto de Atletismo e integrantes do projeto de futebol das Malvinas. Toda a programação seguiu protocolos sanitários e foi apresentada pelo treinador e ex-jogador de voleibol brasileiro, Giovane Gávio, campeão olímpico.

O evento, realizado pelo Sesc e Sinco Macaé, tem a parceria da Prefeitura de Macaé, por meio das Secretarias de Esporte e Educação.

Claudinei Quirino é um dos mais conhecidos e consagrados nomes do atletismo brasileiro. Com um jeito irreverente e esbanjando simpatia, o atleta que é considerado um dos um dos maiores velocistas do país, apresentou ao público sua história de vida marcada por mais de 600 títulos e viagens em 43 países em função do esporte.

Na programação, o ex- jogador de vôlei, Giovane apresentou Claudinei e destacou que a programação visa contribuir com a qualidade de vida dos jovens. "É muito bom estar em Macaé com esta grande estrela, o Claudinei", afirma. Esbanjando simpatia, Quirino lembrou momentos da vida no orfanato até os 17 anos e o início de sua carreira no esporte. "Fui funcionário de um posto de combustíveis, chapeiro de uma lanchonete e passei por várias situações no orfanato. Depois que me tornei coroinha, muitas oportunidades surgiram,uma delas foi me apaixonar pelo atletismo. Um recado eu tenho: não temos superpoderes, mas passamos por situações adversas e não podemos desistir. Sei que estou no caminho certo, portanto, pratiquem esportes, se cuidem e nunca se esqueçam das raízes e da cidade em que nasceram e cresceram", ressalta.

Ao repassar o exemplo de vida e sua trajetória como velocista, Claudinei lembra que foi descoberto por um técnico de atletismo aos 21 anos de idade e acabou se tornando um dos maiores velocistas do país, participando de provas nacionais e internacionais, além de ter seu nome marcado nos Jogos Pan-Americanos e nas Olimpíadas.

Além de apresentar sua vivência, Claudinei Quirino, distribuiu autógrafos, arrancou aplausos e realizou uma dinâmica de revezamento junto a alguns estudantes. Entre eles estava Davi Monteiro, que participa do projeto de Atletismo. "O Claudinei é uma referência. Estou muito feliz em saber mais sobre a vida dele. Ele é um dos meus maiores exemplos", conta o ex-jogador, que integrou a seleção brasileira e foi bicampeão olímpico.

Presente, secretário de Esportes, Marvel Maillet, agradeceu a todos e enfatizou que o projeto expressa a importância da aprendizagem para a vida. "Parabéns ao Sesc e a todos do projeto de Atletismo do Maringá. Esta é uma oportunidade ímpar", citou. A secretária de Educação, Eliane de Araújo, observa que programações como estas são importantes para o aluno. "Talentos como o Giovane e o Claudinei incentivam nossos estudantes, fator essencial para o processo de ensino", pontua.

Para o professor do projeto de Atletismo, Hiller Franco, receber o atleta Claudinei representa um grande estímulo para os alunos do Maringá e do projeto de Atletismo. "Este é um dia marcante para a história do nosso Ciep", observa. Para a professora Marcelle Motta visitas como estas são importantes para incentivo e resgate dos alunos.

O projeto de Atletismo é uma parceria entre o Ciep Maringá, Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes e com apoio da Associação Esportiva Cidadania e Dignidade (AECD). O acompanhamento e treinos são ministrados pelos professores do projeto, Hiller Franco, Leonardo dos Santos Áreas e pelo ex-atleta e estagiário Guilherme dos Santos de Souza Oliveira.

Conquistas

- Nos mundiais de atletismo, os maiores resultados de Claudinei Quirino foram as medalhas de Prata nos 200 metros rasos, e bronze no revezamento 4X100 na edição de 1999, realizada em Sevilha na Espanha. Ele também tem seu nome registrado nos Jogos Panamericanos de 1999 (Winnipeg), quando ganhou a medalha de Ouro nos 200 metros rasos, e 2003 (Santo Domingo), ao participar da equipe brasileira do revezamento 4x100 – ouro na competição.

O nome do atleta também marcou a história do atletismo brasileiro com sua participação na equipe brasileira do revezamento 4x100 metros rasos, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Quirino formava o quarteto com Edson Luciano, André Domingos e Vicente Lenílson. Ele também é dono do recorde Sul-americano dos 200 metros rasos com a marca de 19,89s, e é o recordista no revezamento 4x100m rasos com o tempo de 37,9s.


Fotos Relacionadas