logo

Prefeitura entra no Sistema de Avaliação da Educação do Estado

26/03/2013 17:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Será oficializada na próxima segunda-feira (dia 1º), a adesão da Prefeitura de Macaé no Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ). A avaliação externa será direcionada aos estudantes dos 5º e 9º anos de escolaridade, por um termo de cooperação firmado pelos governos municipal e estadual. O lançamento da nova avaliação na rede municipal de ensino será na secretaria de Educação, às 10 horas. Representantes das secretarias municipal e estadual de Educação participam.

A nova aplicação integrada à rede pública estadual de ensino está prevista na resolução Seeduc nº 4877 de 6 de março de 2013, que se volta para avaliação dos alunos dos 5º e 9º anos, além do Ensino Médio. A proposta já adotada pela secretaria Estadual de Educação (Seeduc) é que a rede municipal implemente a nova avaliação no dia 16 de abril, nas escolas municipais. Os professores das turmas serão responsáveis pela aplicação das provas das disciplinas de Português e Matemática. Para isso, eles passarão por um treinamento específico.

De acordo com a Prefeitura de Macaé, o sistema de provas vai consistir em três avaliações diagnósticas, duas bimestrais e uma somatória, que será realizada no último bimestre do ano letivo. Com a adesão ao sistema de avaliação, a intenção da Prefeitura de Macaé é permitir um melhor planejamento pedagógico voltado para as competências básicas e também reforçar a qualidade de ensino dos que apresentam defasagem de idade/série.

A parceria entre os governos municipal e estadual segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar nos ensinos fundamental e médio, em regime de colaboração. A proposta é melhor definir prioridades do sistema educacional e contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.

Para aderir ao Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro, Macaé reforçou o compromisso de adotar as orientações curriculares para os anos iniciais do ensino fundamental e o currículo mínimo para os anos finais do ensino fundamental.

Segundo a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, o novo processo de avaliação externa vai adotar uma metodologia altamente sofisticada. A intenção é traçar um diagnóstico detalhado de tudo o que os alunos aprenderam ou deixaram de aprender naquele período para posteriormente traçar mecanismos pedagógicos, que contribuam com o processo ensino-aprendizagem .

Caderno de Orientação Curricular é adotado na educação

Além desta adesão, Macaé também implementa estratégias pedagógicas que seguem a prioridade de minimizar as dificuldades encontradas pelos estudantes nas salas de aula. Entre as estratégias está o Caderno de Orientação Curricular (Coc).

A rede municipal de ensino segue o Currículo Mínimo e o Caderno de Orientação Curricular (Coc), que foi reformulado e está em vigor desde o início do ano. O Coc é um projeto curricular voltado à diversidade e ao conhecimento, que são os eixos fortes da Proposta Pedagógica do município, desenvolvendo as sete dimensões integradoras. O novo Coc segue orientação do Governo Federal.