logo

Prefeitura lançará livro de Cláudio Ulpiano

27/05/2013 12:00:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Guga Malheiros

O livro “Gilles Deleuze: a Grande Aventura do Pensamento”, de Cláudio Ulpiano, será lançado dia 4 de junho, às 19 horas, na Cidade Universitária

 A Funemac Livros, editora da Fundação Educacional de Macaé, autarquia da prefeitura, publicará um livro com a tese de doutorado do filósofo macaense Cláudio Ulpiano Santos Nogueira Itagiba. A obra será o primeiro lançamento da Funemac Editora, a única editora universitária do município, detentora também do selo Macaé Livros.

 O livro “Gilles Deleuze: a Grande Aventura do Pensamento”, de Ulpiano, será lançado no próximo dia 4 de junho, às 19h, no auditório que leva o seu nome, na Cidade Universitária. Na ocasião, a mesa será composta por ex-alunos e hoje professores como Mário Bruno e Elton Luiz Leite de Souza e o também ex-aluno e cantor Paulinho Moska, que fará um show celebrando o lançamento.

Na mesa também estarão a ex-vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia; o vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Paulo de Tarso; e a ex-esposa do filósofo, Sílvia Ulpiano.

No evento será exibido um acervo de gravações em áudio e vídeo, além de textos e fragmentos da escrita disponibilizados pelo Centro de Estudos Claudio Ulpiano. Ele morreu em 1999, sem deixar um livro publicado.

O trabalho da Editora Funemac foi possível com a seleção das obras dele pelo seu Centro de Estudos, que reuniu os manuscritos dos trabalhos. Quem quiser mais informações de sua vida e obra pode acessar o site www.claudioulpiano.org.br. Ulpiano era filho de Ivair Nogueira Itagiba, que foi prefeito no município e tem um busto erguido na frente do Paço Municipal, na Avenida Presidente Sodré, conhecida como Rua da Praia.

Os dois selos da Funemac Editora

Além da Funemac Livros, a Funemac Editora tem o selo Macaé Livros. Ao passo que a Funemac Livros é dedicada a transformar em livros os trabalhos acadêmico-científicos, o segundo selo, Macaé Livros, apresenta a Funemac para a sociedade macaense, por onde vão sair produções de diversos autores do município nos vários segmentos: arte, ficção com contos e romance, entre outros.

Os trabalhos apresentados terão de passar pelo Conselho Editorial, que está em processo de estruturação. Será composto por um representante professor da universidade, um do governo municipal, dois participantes da editora e um da sociedade civil organizada. A Funemac Livros pretende lançar, perto do aniversário de 200 Anos de Macaé, outro livro: “Roteiro dos Sete Capitães – Documentos e Ensaios” que conta a história colonial do Norte Fluminense.

Já a Macaé Livros prepara o primeiro lançamento com o livro “Quem Canta Macaé”, uma coletânea de 46 poetas macaenses que falam sobre o município ao longo do século. A seleção dos trabalhos foi feita, durante três anos, por Laurita Santos Moreira, fundadora do Grupo Coro das Cigarras, falecida há dois anos. A Funemac fará uma homenagem póstuma a ela no lançamento deste livro em data a ser definida, possivelmente no aniversário da cidade.

O presidente da Funemac, Alexandre Azevedo, destacou a importância de a universidade desenvolver estudos na área de Ciências Humanas. “A tarefa do governo municipal hoje é consolidar esse movimento dentro da universidade. A sociedade macaense precisa disso e o município, por sua vez, de profissionais com essa visão sistêmica que mistura arte, filosofia, história, uma forma multidisicplinar de preparar nossos alunos para o mercado de trabalho. O fortalecimento das ciências na academia tem sido uma questão primordial do governo”, completou Azevedo.