Proerd contribui para mudança no comportamento dos alunos
Alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino estão tendo aulas diferentes junto aos monitores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). Temas como “Segurança Pessoal”, “Respeito ao trânsito e placas”, “Cuidado com o oferecimento de dinheiro por estranhos”, “Prudência diante de lugares estranhos”, “Resistência a ligações e oferecimento de caronas por parte de estranhos” são apresentados para os estudantes de sete escolas municipais.
O programa, que já entra na reta final, continua mobilizando alunos, pais e educadores em palestras e dinâmicas que visam levar a prevenção com relação a temas como violência, drogas e bullying. De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, o Proerd confirma a preocupação com a qualidade de vida e segurança dos alunos:
– Através do programa, educadores e instrutores estimulam a leitura, a escrita e até mesmo a produção de redações e desenhos alusivos aos assuntos tratados durante as aulas. Dessa forma, além de enfatizar a cidadania também destacamos as potencialidades artísticas e cognitivas dos estudantes – observa Marilena.
Para a coordenadora do Programa Saúde do Escolar da subsecretaria de Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Dirce Peçanha, o Proerd é um verdadeiro sucesso. “Temos cerca de 300 alunos participantes. Fico emocionada com a mobilização dos alunos da Escola Municipal Professora Leticía Peçanha Aguiar. A próxima etapa é organizar um cronograma para envolver outras unidades no ano letivo de 2013”, ressalta.
Segundo os instrutores, sargentos Yassuda Kobayashi e José Francisco de Oliveira Júnior, desde a implementação na rede municipal, o Proerd tem alcançado resultados positivos. “Pudemos perceber a mudança de comportamento dos alunos e, além de tudo, o interesse pelo tema prevenção. Só temos a agradecer a parceria da Prefeitura de Macaé, que por meio da secretaria de Educação envolve alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental no projeto”, assinala Kobayashi.
Entusiasmada com o programa, a pedagoga da rede municipal, Geise Alves, lembra que após a participação dos sobrinhos no programa, tudo mudou. “Eles só ficam comentando e compartilhando as informações com os colegas sobre os riscos que podem acontecer diante das drogas e violência. Este projeto é maravilhoso e só merece elogios”, fala.
O Proerd atende turmas do ensino Fundamental e crianças na faixa de quatro e cinco anos com respaldo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), previsto na Lei 8.069/90. O próximo passo, da parceria entre o Batalhão da Polícia Militar e a Secretaria de Educação, é organizar uma data para a formatura do segundo semestre dos alunos participantes .