Professores participam de Formação Continuada
Para preparar a Semana de Educação Alimentar, a rede de ensino realiza nesta terça-feira (30) a quarta etapa da Formação Continuada para professores orientadores que atuam no ensino. A intenção é envolver 150 profissionais.
A Secretaria de Educação dividiu o cronograma da capacitação em dois horários: das 8 às 12 horas será voltada para os 60 professores orientadores que atuam na Educação Infantil e das 13 às 17 horas será para os 90 que trabalham com o Ensino Fundamental.
A programação vai acontecer no auditório 31, da secretaria de Educação. A Semana de Educação Alimentar é promovida nas escolas municipais entre os dias 13 e 17 deste mês.
A Formação Continuada desta terça-feira será marcada por oficinas e dinâmicas com o objetivo de orientar os professores orientadores sobre os trabalhos que poderão ser desenvolvidos junto aos trabalhos na Semana de Educação Alimentar.
Uma das ações que serão ministradas será a oficina para professores com ênfase na Alimentação Saudável.
A abordagem será ministrada pela equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a formação continuada, os participantes receberão jogos, cartilhas, CDs e uma espécie de dicionário com sugestões de textos, além de dicas de como levar estratégias diferentes sobre hábitos saudáveis na alimentação dos estudantes.
Durante a capacitação, a equipe de nutricionistas que atua na Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação será responsável por diversas palestras voltadas para a alimentação nutricional para diferentes segmentos de ensino.
A programação também contará com ações educativas sobre alimentos saudáveis com foco no valor nutricional dos grupos de alimentos. Com o tema “Diferentes dimensões da Alimentação Saudável”, a finalidade do evento deste ano é destacar o debate sobre alimentação saudável.
A rede municipal de ensino está focada em um amplo trabalho de segurança alimentar e nutricional, como cursos de formação para professores e merendeiras. Com o oferecimento de 45 mil refeições por dia, o Governo Municipal prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos provenientes da Agricultura Familiar.