Profissionais da educação são capacitados
O semestre letivo começou na rede municipal de ensino com um ciclo de capacitações específicas para professores, técnicos e gestores: começa na quinta-feira (8) mais uma etapa do programa federal Formação Pela Escola. O módulo, que também é ministrado à distância, visa capacitar os profissionais envolvidos com a execução, acompanhamento, avaliação, prestação de contas e controle social dos recursos públicos destinados aos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As aulas contam com cerca de 70 participantes. Eles serão avaliados de três formas: pela autoavaliação, através da resolução das atividades; pelo tutor, nos encontros presenciais; e no trabalho final, que será um plano de ação entregue ao final de cada módulo. Nesse trabalho final, os grupos terão que identificar os problemas nos programas estudados e propor soluções.
Um dos módulos que será enfatizado é “Competências Básicas sobre as Políticas Públicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”. A intenção é melhor orientar e contribuir com a capacitação dos servidores. A programação presencial vai acontecer dias 8, 16 e 22 de agosto. A programação tem 40 horas com encontros presenciais e à distância.
PNAE - Outro módulo, que também está sendo ministrado, é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O curso foi dividido entre oito horas presenciais e 32 horas de estudo à distância, que devem ser cumpridas num período que varia entre, no mínimo 30 e no máximo 45 dias e também será ministrado no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). O PNAE faz parte das Diretrizes Gerais do Formação pela Escola.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.
Para isso, profissionais da rede municipal têm a oportunidade de fazer parte de uma programação que visa assegurar a permanência dos alunos em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da gestão. "A intenção é fortalecer o controle social dos recursos públicos destinados à educação e obter uma melhor gestão nas unidades municipais de ensino", finalizou.