Profissionais da Rede Municipal vão receber vacina da gripe
Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom
Doses serão destinadas a professores, auxiliares de serviços escolares e outros funcionários que atuam nas unidades
Profissionais que atuam nas escolas da rede municipal recebem a partir desta segunda-feira (14) a vacinação contra a gripe nas unidades que funcionam na área central e bairros. A programação, que se estende até segunda-feira (28), vai funcionar em postos volantes, que foram divididos em setores administrativos da rede municipal.
As doses serão destinadas a professores, auxiliares de serviços escolares e outros funcionários que atuam nas unidades. A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.
Para a vacinação nas escolas, serão disponibilizadas cerca de 700 doses. A ação conta com a parceria da Escola Técnica José Rodrigues da Silva, que vai encaminhar 30 estagiários e monitores do curso de Enfermagem para participar da ação diariamente. De acordo com a coordenadora da Escola Técnica José Rodrigues, Dilvani Santana, a vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos, segue nos postos do município.
Cronograma
Nesta segunda-feira (14), a vacinação será na Escola Municipal Professor Antônio Alvares Parada (Imbetiba) e as que estão localizadas no Centro. São elas: Hilda Ramos Machado, Anna Benedicta da Silva Santos, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Interagir e Letícia Peçanha Aguiar. Também vão receber as doses as unidades localizadas nos Cajueiros: Professora Cândida Maria da Silva Vieira, Áttila de Aguiar Maltez Júnior e Olímpia Ribeiro dos Santos Machado.
A agenda segue um cronograma específico. Na terça-feira (15), será nas escolas municipais dos bairros Botafogo, Malvinas e Aroeira. Na quarta-feira (16), na sede da Secretaria de Educação; quinta-feira (17), nas unidades municipais situadas nos bairros Novo Horizonte, Bairro da Gloria, Campo d’Oeste, Miramar e Visconde; na sexta-feira (18), será a vez dos profissionais que atuam nas escolas da Barra, Fronteira e Nova Holanda.
A vacinação segue na segunda-feira (21), nas unidades que funcionam na Praia Campista, Costa do Sol, Alto dos Cajueiros, Sol Y Mar; na quarta-feira (23), na Piracema, Horto e Virgem Santa; sexta-feira (25), nas escolas do Lagomar, Engenho da Praia, Cabiúnas e Barreto. O cronograma será encerrado na segunda-feira (28), na Ajuda de Cima e de Baixo e Parque Aeroporto. A meta do município é imunizar 50 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde até o dia 1° de junho.
Dia D - Neste sábado (12), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza . Na ocasião, 31 postos de saúde funcionarão de 8h às 16h. A Escola Técnica José Rodrigues também atuará em posto volante com vacinação das 8h às 17h.
Durante a campanha, além de pessoas com 60 anos ou mais, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cindo anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
O Programa de Imunização segue também com a vacinação itinerante, em locais com maior demanda. A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a Influenza B. Dados do Ministério da Saúde apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Os responsáveis pelos pacientes acamados, devem procurar uma unidade próxima da residência para agendamento. Na área central, a Casa da Vacina faz este serviço.
Saiba onde se vacinar:
- Ajuda A - Rua Nove, s/nº
- Ajuda C - Rua Projetada UM, s/nº
- Aroeira - Rua dos Eucaliptos, 184
- Aterrado do Imburo - Rua Principal, s/nº
- Barra Brasília A/B - Rua Calixto Fernandes das Neves, 355
- Barreto - Rua Dois, s/n
- Areia Branca
- Bicuda Pequena
- Cajueiros - Rua Marcial Alves Moreira, 51
- Campo do Oeste - Avenida Venezuela, 132
- Córrego do Ouro A/B - Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/nº
- Engenho da Praia - Avenida Lagomar, 122
- Frade - Rua Principal, s/nº
- Fronteira A/B - Rodovia Amaral Peixoto, s/nº
- Glicério - Rua Arquiteto Luiz Pinto, s/nº
- Horto - Estrada do Horto
- Lagomar A - (Avenida Quissamã, s/n°
- Lagomar B - Rua W18 sentido W01, s/nº
- Lagomar C - Rua W18 sentido W01, s/nº
- Malvinas B - Rua Principal, 656
- Morro de São Jorge - Rua Abílio Correa Borges, 182
- Nova Esperança A/B - Rua São Mateus, s/n°
- Nova Holanda A/B - Rua Nove, s/nº
- Praia Campista - Rua Luiza Lírio do Vale, 158
- Sana - Rua Principal, s/nº
- Trapiche - Rua Comandante Gerson, s/n°
- Virgem Santa - Estrada Virgem Santa, s/nº
- Visconde - Rua Zilda Zarur, s/nº, Novo Visconde
- Clínica da Família - Rua Dr. Luiz Belegard, nº 540, Imbetiba
- Casa da Vacina - Rua Antero Perlingero, 76, Centro
- Pronto Socorro Aeroporto - Rua Curuncango, s/nº, Parque Aeroporto