logo

Programa Correção de Fluxo atende alunos com defasagem escolar

19/08/2013 17:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

Intensificar a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Esta é uma das finalidades do programa Correção de Fluxo, que é desenvolvido na rede municipal de ensino. A programação, ministrada nas turmas de Ensino Fundamental, segue neste segundo semestre letivo com o objetivo de minimizar a defasagem referente à idade e ao ano escolar em que o estudante deveria estar cursando.

De acordo com a coordenação do “Correção de Fluxo”, entre as vantagens apontadas pelos estudantes inseridos no programa é que eles conseguem, de acordo com o processo ensino-aprendizagem, estudar dois anos de escolaridade em um semestre. O programa atende proposta do governo federal. Com o avanço do “Correção de Fluxo”, os alunos participam de avaliações com a finalidade de que seja sanada a distorção idade e ano de escolaridade junto ao aluno até a faixa de 14 anos.

Atualmente, o perfil dos estudantes do “Correção de Fluxo” abrange em sua maior parte alunos provenientes de outras cidades e que nem sempre estão com idade de acordo com sua série, em virtude das mudanças de endereço.

A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, pontua que o “Correção de Fluxo” é um programa que soma resultados positivos. “Com as aulas, os alunos ficam empenhados e resgatam a estima. Além disso, os professores destas turmas participam de encontros específicos para contribuir com a prática pedagógica”, afirmou.

O programa segue o currículo previsto na rede municipal de ensino, já utilizado pelas unidades escolares. Os cursos específicos atendem educadores do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental com atividades que visam reforçar o planejamento e projetos que destacam o cotidiano do aluno, a vida social e a importância dos estudos.

EJA - A rede municipal também se volta para os alunos a partir dos 15 anos, que estão em busca de recuperar o tempo, com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, outro benefício é o avanço nos anos de escolaridade. “Conforme o desempenho do aluno, ele pode estudar dois anos em um semestre. O objetivo da rede municipal de ensino é reforçar estratégias e programas voltados para qualidade de ensino”, finalizou.