Programa 'Mais Educação' é ampliado na rede municipal
Reforço para o “Mais Educação” em Macaé. O programa federal foi ampliado na rede municipal de ensino de 13 para 18 unidades. Com isso, cerca de 3.200 estudantes da área central e Serra serão atendidos com as atividades do programa ainda neste semestre letivo.
O objetivo é que os alunos participantes do programa se envolvam em diversificadas ações, como atividades optativas voltadas para acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação e educação científica.
O "Mais Educação" oferece ensino de jornada ampliada, com no mínimo sete horas diárias, tem como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de ações pedagógicas optativas.
Em Macaé, as escolas participantes do programa “Mais Educação” desenvolvem oficinas que são intituladas macrocampos. Entre elas estão judô, reforço escolar de letramento e matemática, dança, canto, teatro, voleibol, educação ambiental, tênis de mesa, xadrez, promoção da saúde, jornal ou rádio escolar, capoeira, banda de fanfarra, judô, ginástica rítmica e educação em direitos humanos.
Entre as unidades está o Colégio Municipal Botafogo, que oferece aulas de judô. Segundo a dirigente da unidade, Luiziana Simões, todas as atividades optativas que são desenvolvidas na escola conquistam resultados positivos. “Trinta alunos do 6º ao 9º ano participaram de um torneio intermunicipal de judô. Tivemos a conquista de 16 medalhas e em breve os premiados serão homenageados”, lembrou.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica e secretarias municipais e estaduais de Educação. A operação do programa é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiadas também podem receber instrumentos e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.