logo

Programa Mais Educação traça novas atividades para semestre

10/07/2013 17:50:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Oficinas diversas são promovidas dentro do projeto ‘Mais Educação’

As 13 unidades municipais cadastradas no programa federal “Mais Educação” organizam as atividades para o próximo semestre letivo, cujas aulas começam no dia 30 de julho. O programa, que oferece ensino de jornada ampliada, com no mínimo sete horas diárias, tem como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de ações pedagógicas optativas.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica e secretarias municipais e estaduais de Educação. A operação do programa é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Em Macaé, as escolas participantes do programa “Mais Educação” desenvolvem oficinas como reforço escolar de letramento e matemática, dança, canto, teatro, voleibol, educação ambiental, tênis de mesa, xadrez, promoção da saúde, jornal ou rádio escolar, capoeira, banda de fanfarra, judô, ginástica rítmica e educação em direitos humanos. A finalidade é que os alunos participantes do programa façam parte de diversificadas ações com o retorno das aulas.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiadas podem receber instrumentos e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados. A previsão é que 7 novas escolas municipais façam a adesão ao programa, ainda neste ano letivo.

As escolas municipais são Carolina Curvello Benjamin, Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Eraldo Mussi, Professora Elza Ibrahin, Pedro Adami, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, Leonel de Moura Brizola e Aterrado do Imburo.

Programa - O “Mais Educação” foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação e educação científica.

A intenção do Ministério da Educação é chegar até a abrangência de 100% do programa em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. A intenção é a permanência dos alunos na escola no contraturno para fazer parte de aulas extracurriculares.

Macaé foi sede em abril do Encontro Regional do “Mais Educação”, em abril, que abrangeu a participação de vinte municípios do estado.