logo

Programa Saúde na Escola continua em 25 unidades

12/03/2015 17:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

PSE trabalha com atuação de grupos de trabalho intersetoriais

O Programa Saúde na Escola (PSE) está se preparando para dar continuidade às atividades nas 25 escolas da rede municipal. O objetivo do programa federal é promover o desenvolvimento da saúde de 1.046 alunos. A estratégia de integração entre saúde e educação tem a finalidade de destacar a formação do aluno dos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O PSE trabalha com a atuação dos grupos de trabalho intersetoriais focados na gestão, construção e planejamento compartilhados. Para isso, as secretarias de Saúde e Educação visitam as unidades municipais que receberão atividades e traçam a realização do curso de formação específico para educadores e agentes do Programa Estratégia Saúde Família (ESF).

Entre os temas que serão enfocados estão "Sexualidade” e "Cultura de paz”. Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Cláudia Regina Ribeiro Campos, o programa tem se destacado no município por envolver não apenas os alunos, mas pais e responsáveis quanto à prevenção da saúde e informações para uma melhor qualidade de vida.

Neste semestre letivo, o PSE será marcado por palestras de orientação, que visam permitir que a unidade municipal e comunidade escolar entendam a importância do programa. De acordo com a coordenadora, Thereza Huguet, a equipe está visitando as unidades que receberão ações diversificadas, como emissão do cartão SUS. O documento tem impresso o número nacional de identificação único, podendo assim, o estudante da rede municipal, ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país. O uso do cartão facilita a marcação de consultas, exames e acesso a medicamentos gratuitos.

Outras atividades que também vão acontecer são a verificação da situação vacinal dos alunos, além de ações de combate à dengue. No trabalho também estão: promoção de segurança alimentar e alimentação saudável; consumo consciente e influência da publicidade, Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos; além de prevenção de violência. Também serão desenvolvidas atividades como oficinas e palestras sobre saúde e prevenção nas escolas; direito sexual e reprodutivo; além da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); e ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.