logo

Programa Saúde na Escola é destaque em mostra nacional

14/03/2014 19:23:00 - Jornalista: Joice Trindade

Saldo positivo para a atuação do Programa Saúde na Escola (PSE ) de Macaé. Dois trabalhos da coordenação de Saúde na Escola são destaques na IV Mostra Nacional de Atenção Básica e Saúde da Família, em Brasília. Os projetos foram selecionados entre diversos municípios. A apresentação reúne experiências de trabalhos de todos os país. O evento acontece até sábado (15).

Com isso, as produções desenvolvidas no PSE do município estão sendo conhecidas por profissionais ligados às áreas de saúde e educação de todo país.

Um dos destaques, que está sendo apresentado na mostra, é a inserção do tema saúde nas escolas municipais de Macaé, que aborda a trajetória da coordenação do programa, desde sua criação e a adesão da cidade junto ao governo federal. O trabalho foi encaminhado pelo coordenador, Marcelo Machado.

Outra atividade, que também foi escolhida e está sendo divulgada pelos profissionais de Macaé, é sobre a importância da educação para o consumo consciente dos alimentos e de produtos saudáveis.

O tema é abordado em palestras, ministradas nas escolas da rede municipal, que são contempladas com o PSE e abordam a temática “Segurança Alimentar”. Na oportunidade, são enfocados os cuidados com o consumo de alimentos industrializados em excesso em virtude de propagandas, além de prevenção à obesidade, diabetes e doenças intercorrentes de hábitos alimentares inadequados. O trabalho é foi encaminhado pela nutricionista Regina Celi Ferreira e pela técnica Maria Mercês Brandão.

PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE) está expandindo suas atividades na rede municipal de ensino. Em Macaé, 8.890 estudantes são contemplados. Eles são alunos das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 23 unidades municipais.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o PSE está sendo um sucesso em Macaé. Já o coordenador geral do PSE, Ricardo Mourão, o objetivo do programa é o reforço das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes.

Com o trabalho serão realizadas atividades como a verificação da situação vacinal e identificação de doenças negligenciadas aos alunos, além de ações de combate à dengue.

Na lista dos trabalhos também estão: promoção de segurança alimentar e alimentação saudável; ações de Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Saúde Mental; Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos, além de prevenção de violência. Também haverá reforço da triagem oftalmológica, medição de peso e altura, saúde bucal e identificação de alteração da linguagem oral.

Na pauta dos trabalhos desenvolvidos estão oficinas e palestras sobre saúde e prevenção nas escolas; direito sexual e reprodutivo, além da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

Além disso, profissionais da rede municipal de ensino também contam com o Programa Saúde do Trabalhador que visa o atendimento na área odontológica.

No decorrer da ação são ministradas palestras educativas com abordagens para técnicas de escovação dos dentes e entrega de kits com pasta, fio e escova dental. As palestras têm a intenção de permitir que os profissionais da Educação conheçam os problemas bucais que podem afetar os trabalhadores.

Para realização das atividades, o programa conta com ação integrada das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), subsecretaria de Odontologia, Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e equipes da Saúde na Escola e Nutrição da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte.