Programa Saúde na Escola vai atender 23 unidades municipais
Foto: Ana Chaffin
Crianças aprendem a cuidar da saúde bucal com correta higienização
O Conselho Municipal de Educação assinou a homologação do termo de compromisso do Programa Saúde na Escola (PSE) no município. A formalização do programa, que foi publicada na terça-feira (3), visa intensificar as atividades nas 23 unidades da rede municipal de ensino. A programação conta com ação integrada das secretarias de Saúde e Educação.
O objetivo do PSE é o desenvolvimento das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes. Com o somatório do atendimento nestas escolas, o programa tem o objetivo de atender um total de 8.890 alunos.
Nesta quarta-feira (4), as atividades do programa foram ministradas na Escola Municipal de Educação Infantil Maria das Graças da Silva Ribeiro, às 8h, situada na Nova Holanda e no Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa. As duas unidades receberam avaliação antropométrica e palestra com enfoque em alimentação saudável.
Já na terça-feira (3), as equipes do PSE que atuam na secretaria de Saúde, por meio da equipe de Odontologia do Trabalhador, estiveram na Escola Municipal Tarcísio Paes Figueiredo, na Bicuda Grande. Durante a ação ministrada para os profissionais da educação, foi realizada uma palestra educativa com abordagem para técnicas de escovação e entrega de kits com pasta de dente, fio dental e escova.
Na programação também foram destacadas questões como cuidados com a saúde geral e bucal, câncer bucal, influência do tabagismo na saúde e importância do autoexame bucal, em que o interessado pode verificar sozinho a existência de alguma lesão.
Fórum - Outra novidade é que a coordenação do PSE está definindo os últimos detalhes para a realização do Fórum do Programa Saúde na Escola. A programação está prevista para acontecer no Auditório Claúdio Ulpiano. O objetivo é melhor articular as atividades que são ministradas no PSE junto às escolas e equipes da Saúde e Educação.
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o fórum também visa ao cumprimento das propostas do programa, como o fortalecimento da comunicação entre escolas e equipes de Atenção Básica e socialização das ações desenvolvidas pelas unidades. Uma das metas principais do PSE está a inclusão da temática “Saúde” no projeto político pedagógico das escolas municipais.
Unidades - Entre as unidades municipais que contam com as ações do PSE estão Escola Municipal de Educação Infantil Elea Tatagiba de Azevedo, Zélia de Souza Aguiar, Ormy Moura Marinho, Maria Augusta de Aguiar Franco e Wanderley Quintino Teixeira.
Na lista estão também as Escolas Municipais de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos, Professora Maria Magdala Agostino Cipriani, Maria das Graças da Silva Ribeiro, Chistos Jean Koussolas, Professora Maria das Graças da Silva Ribeiro, Professora Laura Sueli de Campos Barcelar, Ciep Municipalizado Maringá, Professor Darcy Ribeiro, Eraldo Mussi e Botafogo.
Também fazem parte das atividades as escolas municipais Joffre Frossard, Teotônio Ferreira de Luna, Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares, Tarcísio Paes de Figueiredo, e o Colégio Municipal Balneário Lagomar.
O PSE também vai contemplar as unidades municipais Aterrado do Imburo, Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Joaquim Augusto Borges e Renato Martins. A novidade é que o programa vai atender os alunos do Ciep Brizolão 393, Aroeira, que mesmo sendo da rede estadual, será beneficiado com as ações.
Ações - São realizadas atividades como avaliação antropométrica, saúde bucal, saúde ocular, promoção da segurança alimentar e promoção da alimentação saudável.
Na pauta dos trabalhos desenvolvidos estão oficinas e palestras de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE): direito sexual e reprodutivo, além da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
Para execução das atividades, o programa conta com ação integrada das equipes Estratégia Saúde Família (ESF), Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e equipes da Saúde na Escola e Nutrição da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte.