logo

Projeto Bandas Escolares conta com 16 novos instrutores

19/09/2013 16:17:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Objetivo do projeto é promover o desenvolvimento social e cultural do estudante

O projeto municipal Bandas Escolares ganhou nesta quinta-feira (19), 16 novos instrutores de bandas, aprovados e devidamente empossados após o concurso público da prefeitura. O objetivo da ação é promover o desenvolvimento social e cultural do estudante, além do fortalecimento da percepção sonora e espacial, além da coordenação motora e da capacidade criativa.

A proposta da rede municipal de ensino é incentivar a aproximação entre os alunos e o ambiente escolar. Por meio da formação das bandas escolares e da preparação dos alunos-músicos, a intenção é reforçar a valorização do projeto, que também destaca talentos e habilidades. Para fazer parte das bandas escolares, os alunos devem frequentar regularmente as aulas.

Instrutores - O novo instrutor Gilber Nascimento Santos, 37 anos, confirmou que a aprovação no concurso é a realização de um sonho. “Desde os 13 anos me dedico a bandas. Já atuei nas fanfarras municipais dos colégios Samuel Brust e Wolfango Ferreira. Quero fazer um bom trabalho”, disse o instrutor do Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto.

O colega de profissão Paulo Vinícius da Silva Souza, de 23 anos, observou que a atuação nas bandas é uma conquista desafiadora. “Vou trabalhar no Colégio Municipal Coquinho e estou muito animado. Terei o compromisso de iniciar a formação da banda de fanfarra nesta unidade. Vamos nos empenhar para despertar o interesse dos alunos”, frisou.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, a rede de ensino terá um substancial reforço com o ingresso dos novos instrutores de bandas escolares. Uma das novidades será o lançamento do projeto Bandas Escolares, no primeiro segmento do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Municipalizado Coquinho. “Os alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade terão a oportunidade de se dedicar às bandas. A intenção é que o projeto contribua com o entrosamento e o processo de ensino-aprendizagem dos participantes”, ressalta.

Hoje o projeto abrange as corporações musicais das unidades municipais Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Carolina Curvello Benjamin, Elza Ibrahim e Oscar Cordeiro. As bandas ensaiam nas dependências das unidades municipais com equipamentos oferecidos pela rede municipal de ensino.