Projeto Qualidade de Vida é lançado
Foto: João Barreto
Foco é na saúde e no bem-estar dos profissionais de educação
Profissionais e alunos da rede municipal contam com a oportunidade de receber informações e serviços com foco para a saúde e o bem-estar com o projeto Qualidade de Vida. A programação, lançada nesta segunda-feira (16), na unidade municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, segue até o dia 25. O projeto piloto também será implementado em cinco escolas municipais. São elas as unidades Interagir, Leda Lêdo Esteves, Maria das Dores de Souza Tavares, Eleia Tatagiba de Azevedo e Professora Eda Daflon. A programação, desenvolvida pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), conta com apoio do Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc).
A primeira fase do projeto conta com sensibilização dos professores e alunos para avaliação e identificação de possíveis problemas de saúde. A professora de Língua Portuguesa, Zilneia Galante Gudes, foi uma das participantes. Ela estava no grupo de profissionais que assistiram às palestras sobre os temas "Cuidado com a Voz" e "Planejamento Familiar". "É muito bom saber dicas sobre como atenuar possíveis problemas vocais", ressalta.
A auxiliar de serviços gerais da unidade, Adriana Toledo, também elogia o projeto. "Trabalhamos neste corre-corre e de vez em quando nos deparamos com alguns probleminhas de saúde, e perguntas de alunos sobre os mais variados assuntos. Palestras e oficinas são muito importantes para melhor atuarmos", conta. As oficinas foram ministradas pelas fisioterapeutas Silvana Zaniboni e Alessandra Pessoa, além da fonoaudióloga Danielle Cardoso. Entre as abordagens estão doença sexualmente transmissíveis (DST), gravidez precoce e cuidados com a voz.
O cronograma de atividades segue nesta terça-feira (17) com roda de conversa com os alunos sobre cuidados com a saúde. O trabalho contará com aplicação do teste da pisada e avaliação postural. Já na quarta-feira (18), haverá palestra sobre os tema "Dores na coluna" e assuntos ligados ao corpo e prevenção como Burnout- Síndrome do esgotamento profissional. Na quinta-feira (19), haverá oficina sobre "Avaliação Saudável e postural".
Já na próxima segunda-feira (23), os temas "Planejamento Familiar" e "Cuidados com a voz" serão retomados. Na quarta-feira (25), a culminância do projeto será marcada com massagem relaxante e auriculoterapia (forma de medicina alternativa, que concentra a ação na orelha).
Equipe multidisciplinar- Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Viviane Cotta, o projeto será ministrado em duas semanas para atender o maior número de alunos e profissionais. "O trabalho conta com atuação de educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos. A intenção é avaliar melhorias e adaptações necessárias, enxergando o indivíduo com necessidades pessoais, acreditando que assim teremos resultados importantes, inclusive dentro de sala de aula", disse Viviane.
Durante a programação haverá mapeamento dos índices de saúde através de uma bateria de testes morfofuncionais e identificação dos hábitos alimentares para orientações. Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, a finalidade é levar atividades de prevenção da saúde física e mental aos profissionais e alunos das unidades municipais. “A proposta é entrar nas escolas com olhar humanizado para esses profissionais, atuando com ações já previamente detectadas como situações que precisam ser mudadas. O profissional em boas condições saúde fica com melhor capacidade intelectual e equilíbrio emocional”, frisa.
De acordo com o subsecretário de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar, Adriano Marques, o objetivo do projeto é promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados à atividade laboral, considerando fatores determinantes , a partir de uma postura de prevenção, adoção de hábitos e comportamentos para uma vida saudável com professores e alunos rede municipais.
A programação contará também com trabalho específico para os estudantes. "O objetivo é motivar em relação aos bons hábitos de postura, alimentação e prática regular de exercícios. Durante o projeto também será debatido junto à equipe gestora a possibilidade de incluir nos projetos políticos pedagógicos a maneira mais apropriada para trabalhar com os alunos a temática sobre qualidade de vida", finaliza o subsecretário Adriano Marques.