Projeto Trilhas de Leitura é destaque na educação
Foto: Moisés Bruno
Projeto é composto por diferentes materiais, de uso do professor e dos alunos
O projeto Trilhas de Leitura ganha destaque na rede municipal de ensino com apresentação do material para implementação das atividades junto às turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Entre as unidades municipais visitadas pela equipe pedagógica estão Ciep Municipalizado Maringá, situado na área central, além dos colégios municipais Córrego do Ouro e Carolina Curvello Benjamin, ambas situadas na Serra.
O projeto é composto por diferentes materiais, de uso do professor e dos alunos, que visam criar oportunidades para que os estudantes em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e à cultura escrita.
Já neste mês de setembro, as ações do “Trilhas de Leitura” também serão enfocadas para as escolas municipais São Sebastião dos Quarenta, Nosso Senhor dos Passos, Onilda Maria da Costa e Darcy Ribeiro. A intenção é fortalecer o direcionamento do projeto, que também trabalha a tecnologia social como um conjunto de materiais elaborados para auxiliar o trabalho dos professores em leitura, escrita e oralidade.
Segundo a coordenação do projeto e a equipe pedagógica do Ensino Fundamental, a finalidade da apresentação do material é permitir que os professores conheçam as atividades para contribuir com o processo ensino-aprendizagem. No entanto, o foco principal da abordagem específica do “Trilhas de Leitura” nas unidades municipais é permitir que os profissionais de ensino façam bom uso dos cadernos de estudos.
As ações fazem parte das políticas públicas do Ministério da Educação (Mec), tem como uma das propostas contribuir para o alcance da meta de que toda criança seja plenamente alfabetizada. O projeto é direcionado à sala de aula e prevê a formação continuada dos profissionais de ensino que atuam com os três primeiros anos de escolaridade.
Através do “Trilhas de Leitura”, foram distribuídos para a rede municipal de ensino cerca de 20 livros de literatura para as modalidades de Educação Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental. Além disso, o projeto também abrange a entrega de material didático teórico e jogos como trilhas para leitura, além de contos e de jogos voltados para a linguagem.