logo

Projeto Trilhas de Leitura segue com inscrições para melhores práticas

05/11/2013 10:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Contribuir na meta de que todas as crianças da rede municipal sejam alfabetizadas até os oito anos. Esta é uma das propostas da rede municipal de ensino, que aderiu ao projeto Trilhas. Os professores dos 1º, 2º e 3º anos de escolaridade podem cadastrar as atividades planejadas, com o apoio dos cadernos de orientação do projeto, até o próximo dia 23 no site www.portaltrilhas.org.br

O projeto abrange dois trabalhos “Rede que Ensina” e “Município Leitor”. A primeira ação visa reconhecer professores engajados com a aprendizagem de seus alunos e que desenvolvem boas práticas de alfabetização com a orientação do material do projeto Trilhas. Poderão participar professores do 1º ano do Ensino Fundamental que desenvolveram trabalhos em turmas regulares da rede pública nas áreas de alfabetização e língua portuguesa. Cada candidato deve inscrever no mínimo três atividades pautadas pelas orientações do projeto.

Já o campanha “Município Leitor” tem a intenção de destacar os esforços de estímulo à leitura realizados pelas secretarias de Educação nas escolas da rede pública, com ou sem o uso de material do projeto Trilhas. A finalidade é inspirar os municípios a investir na formação leitora de seus cidadãos. Poderão se inscrever técnicos da secretarias de Educação que desenvolvem trabalhos no âmbito municipal.

Além disso, os participantes devem listar a quantidade de livros lidos em um ano pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental e de livros lidos pelos professores às crianças desse mesmo nível de ensino, as ações de interação da comunidade com a literatura, dentre outras experiências. A novidade é que os municípios selecionados receberão um acervo de livros. De acordo com a equipe pedagógica responsável pelo projeto Trilhas no município, esta é a oportunidade para que os profissionais comprometidos com a aprendizagem dos alunos possam replicar as boas práticas desenvolvidas nas escolas municipais. Com isso, as atividades do Trilhas em Macaé poderão servir de exemplo para outras escolas do país por meio do projeto federal “Reconhecimento rede que ensina”.

Para participar os professores devem consultar o regulamento no portal. Além disso, para outros esclarecimentos sobre o “Reconhecimento Rede que Ensina” basta entrar em contato com a coordenação pedagógica de 1º ao 5º ano por meio do e-mail coordpedagogica.semed@gmail.com.

Segundo a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, a adesão dos professores tem a finalidade de envolver profissionais que atuam no Trilhas, de maneira que eles possam compartilhar as pautas e vivências. Outra intenção, de acordo com a equipe pedagógica, é incentivar outros educadores a trabalhar com o material do Trilhas, que é utilizado em sala de aula.

Trilhas - O “ Trilhas de Leitura” é uma iniciativa que faz parte das Políticas Públicas do Ministério da Educação (Mec). O projeto trilhas é um conjunto de material elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir crianças do 1º ano do ensino fundamental em um universo letrado. Criando oportunidades para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente à cultura escrita.

Este ano, Macaé aderiu ao projeto, que também visa a tecnologia social com um conjunto de materiais elaborado para auxiliar o trabalho dos professores em leitura, escrita e oralidade. O trabalho também conta com a participação dos estagiários em Pedagogia. Para melhor trabalhar com a alfabetização dos estudantes, a rede municipal conta com cerca de 20 livros de literatura para as modalidades de Educação Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental, que foram encaminhados pelo projeto Trilhas. Além da literatura, o projeto também consiste na entrega de material didático teórico e jogos como trilhas para leitura.