Prova que avalia a educação é aplicada na rede municipal
Foto: Ana Chaffin
O Sistema de Avaliação foi aplicado para os estudantes nesta terça-feira (3)
Um total de 51 escolas da rede municipal de ensino aplicaram a segunda etapa do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerjinho 2014) nesta terça-feira (3). A prova, que foi direcionada a 4.445 alunos do 5º e 9º ano, é diagnóstica e visa conhecer o método educacional do município.
A prova, com quatro modelos diferentes, contou com 40 questões de Matemática e Língua Portuguesa. A avaliação idealizada pela Secretaria Estadual de Educação faz parte da parceria entre os governos municipal e estadual, que segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o objetivo é assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental e contribuir com a melhoria da qualidade da educação.
Uma das unidades participantes foi a Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar, no Centro. Cerca de 80 alunos foram avaliados nos turnos da manhã e tarde. “Gostei muito das questões, acho que fiz uma boa prova”, disse a estudante Vitória Gomes.
Para a professora Maria Estela Alves, a avaliação bimestral é significativa. “A prova serve como um termômetro de como está o ensino. Apliquei a prova para cerca de 30 estudantes. Esta é mais uma chance de sabermos os avanços e dificuldades dos nossos alunos”, ressaltou.
Ainda não há data de divulgação dos resultados da avaliação, que será corrigida pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Já no mês de novembro, a rede municipal de ensino vai adotar a avaliação somativa, intitulada Saerj. A prova, que será realizada no último bimestre do ano letivo, vai abranger o resultado global das redes municipais que aderiram ao sistema, apresentando o Índice de Educação Estadual do Rio de Janeiro (IDERJ).