logo

Provinha Brasil será feita por 2,8 mil alunos

10/05/2013 15:24:00 - Jornalista: Joice Trindade

Cerca de 2,8 mil estudantes matriculados no segundo ano de escolaridade da rede municipal de ensino participam na terça-feira (14) da aplicação da Provinha Brasil. A avaliação vai acontecer em 41 escolas e 130 turmas. Por meio desta aplicação, será possível verificar a aprendizagem de alunos de leitura e escrita.

Na quinta-feira (16) vai acontecer a prova referente à disciplina de Matemática. A Avaliação da Alfabetização Infantil, mais conhecida como Provinha Brasil, visa pontuar as habilidades e competências que devem ser adquiridas na alfabetização.

A Provinha Brasil vai acontecer em unidades da área rural e central como Interagir, Coquinho, Joffre Frossard, Eda Moreira Daflon, Renato Martins e Letícia Peçanha de Aguiar.

A prova será aplicada e corrigida pelos próprios professores, com a coordenação da Secretaria de Educação nos turnos da manhã e da tarde. Posteriormente, o resultado das avaliações será encaminhado para a Coordenação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da secretaria de Educação, que enviará para o Ministério da Educação (Mec).

A intenção da prova é verificar os níveis de aprendizagem referente à alfabetização dos alunos logo no início do processo de aprendizagem. Para isso, a Provinha Brasil será composta por testes de Língua Portuguesa e de Matemática. A proposta é permitir que professores e gestores obtenham mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial oferecidos na rede pública.

Idealizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), a avaliação conta com o apoio da Secretaria de Educação Básica (Seb), Ministério da Educação (Mec) e
de universidades, que integram a rede nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica do Mec.

A intenção da prova é realizar diagnóstico dos níveis de alfabetização dos alunos após um ano de estudos no Ensino Fundamental. A Secretaria de Educação considera que a Provinha Brasil pode contribuir com informações para reforçar a melhoria da qualidade do ensino.

A segunda etapa da Provinha Brasil está prevista para o final do ano, com a conclusão dos índices de leitura e escrita. O resultado vai destacar a realidade de cada unidade. Após a segunda fase, a previsão é que sejam adotadas medidas pedagógicas, que auxiliem na gestão do ensino.

O Governo Municipal pontua que por meio da avaliação, os profissionais da Educação terão a chance de identificar possíveis problemas das crianças na alfabetização. Além disso, a avaliação vai auxiliar os professores a definirem intervenções para superar as dificuldades dos alunos, além de apoiar a prática docente.

Com a consolidação dos resultados, a coordenação da secretaria realiza reuniões com os profissionais de ensino como professores orientadores e diretores para que sejam executadas ações direcionadas ao processo de leitura e escrita. O nome da avaliação é uma referência à Prova Brasil, também realizada pelo MEC, que avalia a qualidade do ensino nas turmas do quinto e nono anos de escolaridade.