Qualificação profissional: alunos recebem certificados de conclusão de curso
Foto: Fabiana e Rui Porto Filho
3 cerimônias de entrega de certificados de conclusão a 300 alunos do ano de 2021
A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional realizou três cerimônias de entrega de certificados de conclusão a 300 alunos do ano de 2021. O prefeito Welberth Rezende, presente à noite, destacou que Macaé foi a cidade que mais empregou no Brasil, proporcionalmente, no ano passado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O prefeito destacou a importância da qualificação para a ocupação das novas vagas de emprego que estão sendo criadas.
Durantes os eventos, na sexta-feira (1º), às 9h, às 15h e às 18h, o secretário Adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, divulgou o lançamento de edital de inscrição ainda este mês. Serão abertos cerca de 20 cursos de diferentes áreas, como gestão, offshore e beleza.
O prefeito ressaltou que, em 2021, foram criadas 12 mil vagas a mais, também pela chegada ao município de novas redes atacadistas, que geram empregos diretos e indiretos. Segundo ele, a estratégia de desburocratizar os processos de licenciamento atrai novas empresas. A expectativa é que com a redução da alíquota do ICMS de 18% para 2%, no último mês, o município se torne ainda mais atrativo.
“O desenvolvimento econômico é um dos principais focos deste governo, que além de financiar com impostos saúde, educação, segurança, entre outras áreas, gera empregos, que é o maior projeto social que se pode oferecer, porque dá independência as pessoas. Proporcionalmente, Macaé foi a cidade que mais empregou. Mas, para que se possa ocupar estas vagas, é preciso fazer o que vocês estão fazendo, procurando qualificação”, disse aos formandos.
Welberth deu ênfase à empregabilidade nas áreas agropecuária, turismo e conhecimento. Macaé é o maior produtor de grãos (arroz, feijão, soja e milho) e de gado confinado do estado, que abastece grandes redes exportadoras. Fora isso, o município tem o segundo maior parque hoteleiro do Rio de Janeiro. Por isso, outro parceiro da cidade, o Senac, também oferecerá, em breve, cursos na área de gastronomia. Além disso, Macaé é o segundo maior polo educacional do estado, incluindo o único curso de Medicina da UFRJ fora da capital, gerando qualificação e empregos. Ele ressaltou que as oportunidades vão além do setor energético de óleo e gás.
Já o secretario Adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, destacou que este ano serão oferecidos cursos em parceria com o Senai e a Faetec e anunciou a mudança de estrutura do Cetep. “Esta cerimônia é muito gratificante para mim, por ser a primeira entrega de certificados deste período. Eu fiz o curso de Almoxarife aqui, há alguns anos, e foi o que abriu as portas para mim no mercado offshore. Este mês, abriremos um novo edital inédito. Buscamos entender o mercado para lançá-lo (...) Pretendemos transformar o Cetep em uma Fundação de Capacitação Profissional (Funcap)”.
Formandos aprovam os cursos
Uma das concluintes do curso de Recepcionista foi Jessikelen Silva, que cursou grávida da Stella, hoje com 2 meses de idade. “O que me motivou foi a vontade de estudar. Quero atuar na área é considero que o conteúdo do curso ajudou bastante para minha habilitação para o mercado de trabalho. As professoras foram muito boas. Foi o que mais me marcou. Com certeza estou mais preparada. Já havia feito um curso de Recepcionista e esta foi uma oportunidade para eu reforçar os meus conhecimentos”, disse.
Já Lucas de Assis, que trabalha no comércio varejista, recebeu o certificado de conclusão do curso Área de Risco. Ele considera que ter esta formação em seu currículo poderá resultar em ascensão profissional. “Busquei o curso para saber mais sobre as normas de segurança para prevenir acidentes de trabalho. Estou mais seguro”.
Também Gabriel Cordeiro se inscreveu no cursou Eletricista Baixo-predial para valorizar o seu currículo. Ele pretende dar continuidade aos estudos, ingressando em um curso técnico de Elétrica. “Ainda não tenho uma profissão definida. Pretendo ser auxiliar de eletricista. Caso surja uma vaga nesta área, estarei preparado. Os professores são muitos bons. Foi um começo para descobrir a minha carreira”, contou.
“Não foi fácil levar as turmas no período crítico da pandemia, porque muitos professores estavam incluídos em grupos de risco. Apesar dos percalços, os cursos foram concluídos muito bem. Os alunos estão satisfeitos. O corpo docente do Cetep sempre foi aprovado”, frisou a coordenadora Pedagógica de Educação a Distância do Cetep, Vanda Vasilenskas.
Receberam certificados alunos dos cursos: Auxiliar de Recursos Humanos, Artes em Tecido e Linhas Feito à Mão, Homem de Área, Auxiliar Administrativo, NR-10 Segurança em Instalações, Fotografia Básica, Almoxarifado, Eletricista Predial de Baixa Tensão, Recepcionista, Introdução ao Marketing, Balconista de Farmácia, Técnicas Básicas de Design de Interior, Plano de Comunicação em Projetos, Auxiliar de Saúde Bucal e Mecânico de Manutenção Industrial.
Mais 89 alunos dos cursos: Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Cuidador de Idosos e Auxiliar de Saúde Bucal, assim que finalizarem o período de estágio, também receberão certificados. Ainda compuseram as mesas cerimoniais, representando os instrutores, Fabíola Mazzei e Raimundo Neto.