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Rede municipal aplica Sistema de Avaliação da Educação para mais de 4 mil alunos

09/09/2014 17:23:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

A avaliação foi aplicada nesta terça-feira (9)

Foi aplicada nesta terça-feira (9), nos turnos da manhã e tarde, a etapa do terceiro bimestre do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerjinho-2014). A prova é diagnóstica e visa avaliar o ensino municipal. Participaram mais de quatro mil estudantes, de 170 turmas. Foram avaliados 2.709 alunos do 5º ano, de 111 turmas; e 1.724 estudantes de 59 turmas do 9º ano. Eles responderam a 40 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação será levada à Secretaria de Educação, que encaminhará os cartões para correção na Universidade Federal de Juiz de Fora.

O Saerjinho foi apontado como positivo pelos diretores de algumas unidades municipais como Interagir e Dolores Garcia Rodriguez. “Avaliações como estas são bastante proveitosas. A escola alcançou a média 6.6, meta prevista para o ano de 2019”, disse a dirigente da Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez, Elizeth da Rocha. A unidade faz parte da lista de 11 escolas municipais que se destacaram entre as melhores do Estado do Rio de Janeiro no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Na lista também estão cerca de 80 alunos do 5º ano do Colégio Municipal Interagir. As diretoras Dilma Almeida (geral) e Danielle Vieira (adjunta) consideram o “Saerjinho” significativo para o processo ensino-aprendizagem. Outra questão elogiada pelos professores do “Interagir” foi o Caderno de Questões, que ficará na unidade municipal.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o Saerjinho faz parte de uma parceria entre os governos municipal e estadual e segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “O objetivo do governo municipal é assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental e contribuir com a melhoria da qualidade do mesmo”, disse. Já a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, observou que o caderno servirá como subsídio para os professores trabalharem as questões nas salas de aula e melhorarem o reforço escolar.


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