logo

Rede municipal de ensino traça detalhes para melhoria da merenda escolar

04/07/2013 15:52:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Cerca de 47 mil refeições diárias são oferecidas aos alunos

Com a finalidade de melhorar o oferecimento da merenda da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Macaé traça detalhes para reforçar a qualidade das cerca de 47 mil refeições diárias. A intenção do Governo Municipal é também contribuir com a segurança alimentar dos estudantes. As ações são coordenadas pela secretaria de Educação.

O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e Médio conta diariamente com café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes dos turnos da manhã, tarde e noite. O Governo Municipal prioriza a lei 11.947/2009, cuja previsão é que do total dos recursos financeiros disponibilizados para a merenda escolar, no mínimo 30% sejam utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas.

A aquisição dos gêneros alimentícios da Agricultura Familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar segue regras legais, estabelecidas por órgãos competentes. Por isso são priorizados os alimentos produzidos de acordo com as boas práticas agrícolas e de fabricação no município. Com isso, a Coordenadoria de Nutrição da secretaria de Educação adverte que os produtos deverão ser produzidos, acondicionados e transportados de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. O objetivo é contribuir para a formação de hábitos saudáveis, crescimento, aprendizagem, rendimento escolar e desenvolvimento dos alunos.

Além disso, para reforçar o preparo da merenda, a Coordenação de Nutrição da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes também está definindo mais treinamento especial para merendeiras. A previsão é que o encontro aconteça no segundo semestre. O curso, que conta com atividades preparadas pela equipe de nutricionistas da secretaria de Educação, tem a intenção de destacar questões como cuidados com preparo, manuseio e porções adequadas para cada modalidade de ensino e a importância do cardápio diferenciado para alunos que apresentam intolerância ao leite, alergia à proteína do leite e ao glúten.

Para saber da opinião dos estudantes quanto à merenda escolar, terminou nesta quinta-feira (4) a pesquisa de satisfação, que foi realizada junto aos alunos das escolas municipais Dolores Garcia, Professora Maria Isabel Damasceno Simão e Interagir. Cerca de 500 alunos responderam a questionários, que visam destacar as opiniões dos alunos sobre a merenda, ou seja, os pontos negativos e positivos conforme a degustação dos alunos.

A rede municipal também realizou o teste de aceitabilidade da almôndega de peixe ao molho na rede municipal de ensino. A finalidade foi constatar aprovação da almôndega no cardápio da merenda escolar. A ação aconteceu nos colégios municipais Ancyra Gonçalves Pimentel, situado no Miramar e no Colégio Municipal Aroeira, que fica na Aroeira.

O objetivo foi saber se este gênero alimentício será ou não inserido no cardápio das escolas municipais. Se após o teste de aceitabilidade o resultado chegar a 85% de aprovação dos alunos, a rede municipal de ensino vai incluir a almôndega de peixe ao molho no terceiro chamamento público de aquisição de gêneros da Agricultura Familiar para fazer parte da merenda das escolas municipais.