logo

Rede municipal participa de etapa estadual de robótica neste sábado

18/09/2015 11:43:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Vencedores vão para a etapa nacional First Lego League-2015

Cerca de 40 alunos das unidades municipais Sana, Polivalente Anísio Teixeira, Natálio Salvador Antunes e Colégio Aplicação (CAp) participam neste sábado (19) da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Gávea), no Rio de Janeiro. Os vencedores vão para a etapa nacional First Lego League-2015, no mês de novembro, em Uberlândia (MG). Em ambas as programações, os estudantes resolverão questões do mundo real no projeto de pesquisa utilizando robôs.

A participação dos alunos na fase estadual, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, é mais uma oportunidade para estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um aluno que melhor se relacione com a tecnologia. “A robótica tem sido utilizada como ferramenta valiosa que contribui no ensino de conteúdos transversais de disciplinas como Ciências, Física, Matemática, Geografia, História e até mesmo Língua Portuguesa”, diz.

Os robôs projetados e programados pelas equipes vão participar de desafios voltados a situações do mundo real produzidos com sensores e estratégias, para garantir o percurso seguro do espaço de risco em que se encontra a vítima até a sala de resgate. Além disso, as equipes serão avaliadas quanto ao design de robôs e melhor desempenho coletivo, entre outros critérios que incentivam a ciência e a tecnologia.

Cinco equipes de Macaé vão fazer parte da programação, incluindo uma da rede privada. Os representantes se destacaram na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) realizada, em Macaé, no mês de agosto, na Cidade Universitária.

A OBR aconteceu pela primeira vez no município e integrou com 35 equipes participantes representantes de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro com aproximadamente 200 alunos. De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, a expectativa é que a rede municipal não apenas tenha êxito, mas possa compartilhar vivências com outros alunos. “Estamos satisfeitos com o trabalho que está sendo desenvolvido na rede municipal. A robótica contribui com o desenvolvimento de questões na sala de aula ligadas ao cálculo, raciocínio lógico, resolução de problemas e cidadania”, explica.

Robótica - Na rede municipal, a Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás, por meio do “Escola em Ação”, Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto ao programa #Inovareaprender da Secretaria de Educação. Em Macaé, o programa, coordenado pela especialista Luemy Ávila, conta com sete estações de atuação. São elas: as unidades municipais Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Eda Daflon (Imbetiba), Sana e Natálio Salvador Antunes (região serrana) e Colégio Aplicação (CAp-Novo Cavaleiros).


Fotos Relacionadas