logo

Rede municipal participa de Festival Anima Mundi

09/07/2015 11:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Cursos de animação contribuem para processo de ensino

fissionais da rede municipal que se integram ao projeto “Anima Escola” vão compartilhar experiências e conhecer novas ferramentas voltadas para animação, nesta sexta-feira (10), no Festival Anima Mundi, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A programação é reconhecida como o maior festival de animação das Américas e segundo maior do mundo.

Cerca de 40 professores participam de atividades direcionadas à animação, que foram destacadas em curso específico com oficinas que reforçam habilidades como criação, síntese, concentração e comunicação dos alunos. Diante da oportunidade, os profissionais têm a chance de apresentar e produzir pequenos filmes nas salas de aula e laboratórios de informática nas escolas municipais.

O próximo passo, segundo a responsável pelo programa #Inovareaprender na rede municipal, Luemy Ávila, é promover o “Anima Escola Itinerante”, que visa levar cursos de animação para escolas municipais. O curso é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação, por meio da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, dos projetos Anima Mundi e Anima Escola, além do apoio da Odebrecht Óleo e Gás. O módulo abrange oficinas de vídeo, animação e artes plásticas.

Além disso, uma comissão da rede municipal foi formada e será responsável pelo Festival de Curtas Estudantil de Macaé, que vai acontecer no dia 2 de dezembro. Animada, a profissional da rede municipal, Cristiane de Almeida Cruz, é uma das que vão participar do Festival Anima Mundi. “Aprendi muito no curso Anima Escola. E agora terei a chance de multiplicar informações no meu dia a dia durante o Anima Mundi. Estou empolgada”, contou.

Robótica - A iniciação à robótica conta com estudantes do curso de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), que atuam junto aos alunos. A rede municipal conta com 360 alunos na faixa de nove a 18 anos. Eles se envolvem em sete estações de trabalho, que funcionam nas unidades municipais Polivalente Anísio Teixeira, Eda Daflon, Ancyra Gonçalves Pimentel, Elza Ibrahim, Natálio Salvador Antunes, Sana e Colégio Aplicação (CAp-Novo, no Cavaleiros).

Durante as aulas, nas sete estações de trabalho, os jovens da rede municipal se envolvem na montagem e programação de robôs. Eles utilizam kits didáticos com o auxílio de professores e monitores da UFRJ-Macaé.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a robótica é um programa que reforça o perfil da educação do século XXI. “O professor deste tempo tem que estar pronto a desafios diante do ensino. Existem vários recursos e estratégias pedagógicas, que contribuem para o aprendizado, habilidades e capacidade inventiva dos estudantes”, disse.

Trabalho segundo semestre - Além disso, a partir da volta às aulas, que será no dia 27 deste mês, o programa #Inovareaprender, que abrange a Robótica, Anima Escola, aplicativos e games, documentários e pesquisas, será reforçado.

Os estudantes que integram a iniciação à robótica participarão da Olimpíada Regional de Robótica, que vai acontecer no dia 26 de agosto, na sede da Cidade Universitária. Cerca de 40 equipes representantes da região estão sendo esperados para a etapa, que tem a finalidade de destacar talentos ao associar robôs montados e programados, com a associação de conceitos de Mecânica Eletrônica. A proposta é classificar representantes para a etapa estadual de Robótica, que será realizada no dia 20 de setembro, na sede da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio).

Outra programação também direcionada para robótica, que é alvo de treinamento dos alunos participantes da rede municipal, é a etapa nacional da Olimpíada de Robótica, que vai acontecer no dia 27 de outubro, em Uberlândia, Minas Gerais.


Fotos Relacionadas