Rede municipal participa de programa 'Viva Meio Ambiente' nesta terça-feira
Visando reforçar a Educação Ambiental nas escolas municipais, a rede municipal de ensino de Macaé participa nesta terça-feira (10) de mais uma edição do programa "Viva Meio Ambiente". O encontro será realizado em Rio Bonito a partir das 9h e vai envolver 28 escolas municipais que representam 13 cidades do estado.
O programa “Viva Meio Ambiente” é desenvolvido pela concessionária Autopista Fluminense. A programação desta terça-feira terá como tema central “Reciclagem”.
Para isso, profissionais da Coordenação de Meio Ambiente da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, junto com representantes da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos, situada no Novo Botafogo, irão participar de um encontro de formação ambiental. A programação tem como objetivo destacar estratégias e intervenções pedagógicas e ambientais que devem ser multiplicadas para outras unidades de ensino.
A unidade Professora Marli Vasconcelos Lemos é uma das que se voltam para conscientização ambiental no município. Entre as atividades ministradas na escola estão projetos que abrangem a comunidade escolar, como coleta seletiva. Como contrapartida, a unidade recebe da empresa de reciclagem materiais didáticos e mudas para plantio e doação.
Outra novidade é que este ano a unidade está desenvolvendo um projeto de sustentabilidade. Como uma das ações está a construção de um telhado ecológico com garrafas pet na área destinada ao parque dos estudantes.
Este é o quinto ano do Programa Viva Meio Ambiente na Autopista Fluminense e a ação visa promover a conscientização ambiental junto a educadores e alunos de escolas dos municípios situados nas proximidades da BR-101. Na oportunidade, os participantes receberão a nova edição da revista ambiental do “Zé Quest”, personagem que destaca a importância do meio ambiente. O material será distribuído para ser entregue nas unidades municipais de ensino.
Durante o encontro, os educadores também vão fazer parte de dinâmicas de grupo sobre o meio ambiente. Eles recebem todo o material pedagógico, que é distribuído a alunos, professores e escolas do projeto, na forma de kits, livros e gibis educativos.