Rede municipal prioriza alfabetização na idade certa
Foto: Maurício Porão
Em Macaé, o pacto é direcionado a turmas de 1º ao 3º anos
Alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática até o terceiro ano do Ensino Fundamental, com no máximo oito anos, além de realizar avaliações anuais universais. Estas são algumas das finalidades da rede municipal de ensino, que prossegue na volta às aulas, prevista para a próxima segunda-feira (14), com a realização de atividades e estratégias do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas. Em Macaé, o pacto é direcionado a 411 turmas de 1º ao 3º anos, abrangendo um total de nove mil alunos.
Para melhor realização das ações desempenhadas pelos 400 alfabetizadores da rede municipal de ensino, 17 orientadores de estudo, representantes de Macaé, participam, no próximo dia 15 (terça-feira da semana que vem), de um curso de formação específico em Araruama. A programação periódica será ministrada por técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, neste segundo semestre serão executadas atividades específicas com ênfase na Língua Portuguesa, e, principalmente, Matemática. “O Pacto pretende contribuir na formação de pessoas capazes de se inserir e de participar ativamente do mundo, frente às diversas realidades e demandas socioculturais”, disse.
Já a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, exemplificou que, para melhor atender aos professores que lecionam nos primeiros anos de escolaridade, a rede municipal continuará promovendo cursos de formação junto aos alfabetizadores. “A formação continuada pretende refletir sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, definir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura, escrita e matemática. O município está trabalhando para que o compromisso do Pnaic seja alcançado”, destacou.
ANA - O próximo passo é a participação dos alunos do 3º ano de escolaridade da rede municipal de ensino na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que será aplicada no mês de novembro. A prova é o primeiro diagnóstico sobre a qualidade da alfabetização das crianças que completarem os três primeiros anos de escolaridade. A aplicação da avaliação também faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).