logo

Rede municipal: Semana de Educação Alimentar movimenta escolas

15/05/2013 17:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer frutas e verduras e saber da importância nutricional.

Alunos da rede municipal estão participando de aulas diferentes no decorrer destes dias. Tudo por conta da Semana de Educação Alimentar, que segue até sexta-feira (17). Cerca de 20 estudantes da Escola Joffre Frossard que aproveitaram a tarde desta quarta-feira (15) em uma atividade especial no sacolão, situado em frente à Praça Washington Luís. Acompanhados pelos professores, eles tiveram a oportunidade de conhecer frutas e verduras e saber da importância nutricional. 

Durante a ação os professores também trabalham as habilidades de leitura, compreensão e raciocínio lógico. Eles leram as placas com indicações dos nomes dos alimentos e também fizeram operações matemáticas como adição e subtração. “Aprendi que a maçã é uma fruta que faz muito bem à saúde. Esta é a primeira vez que vou ao sacolão. Fiz conta de matemática na hora de pagar”, falou Lucas do Espírito Santo, de seis anos, morador do bairro Botafogo.

A ida ao sacolão foi marcada por uma fila especial dos estudantes, que passaram no “caixa” para comprar as frutas que vão fazer parte de uma sala de frutas do lanche da tarde. Já na próxima sexta-feira (16), os estudantes da “Joffre Frossard” vão fazer parte de um lanche coletivo com alimentos saudáveis, às 9h30 e às 14h30. Outras escolas vão aproveitar o sábado para realizar o “Dia da Família na Escola” com ações em prol da Semana.

Na programação da Semana, os alunos também assistiram ao filme “Sanduíche da Maricota” e participaram de uma atividade direcionada à pirâmide alimentar. A professora Vânia Martins destacou os benefícios da realização da Semana de Educação Alimentar. “Os estudantes estão comprovando que os hábitos alimentares estão mudando. A garotada está levando as informações para casa e toda família fica mais envolvida com a importância da alimentação”, afirmou.

A ida às compras no sacolão, também envolveu orientações de educação no trânsito. Acompanhados pelo professor de Educação Física, Sérgio Lima, eles souberam informações dos cuidados ao atravessar a rua e os sinais de trânsito.

Semana de Educação Alimentar

Com o tema central “Diferentes dimensões da alimentação saudável”, a rede municipal de ensino está realizando a Semana de Educação Alimentar. A temática é consolidada na Lei 11.947, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e estimula a agricultura familiar.

Outras unidades estão envolvidas na programação como o Colégio Municipal Interagir, situada no Centro, que fez a atividade da Pirâmide Alimentar, Escola Municipal de Educação Infantil Amcorin, que fica na Estrada do Imburo e ministrou a atividade da caixa-preta da alimentação e degustação. Nesta quarta-feira (15), os alunos da Escola Municipal Lions, situada no bairro da Glória, se envolveram no plantio de gêneros no projeto “Horta Escolar”. Cerca de cem mudas e terra preta foram doadas pela secretaria de Agroeconomia.

Atividades como passeios às hortas escolares, visitas a sítios que atuam com Agricultura Familiar, além da palestra “Consumo Consciente”, ministrada pela equipe do Programa Saúde do Escolar (PSE) também estão se destacando na programação.

Na lista de ações está a atuação dos contadores de histórias, degustação de alimentos saudáveis servidos durante a merenda escolar, além de trabalhos voltados para estímulos e percepção de alimentos saudáveis in natura.Os estudantes também estão recebendo jogos, cartilhas, cds, sugestões de textos e dicas por meio de exibição de vídeos.

Os alunos da Educação Infantil estão se divertindo e aprendendo com jogos da memória, que visam destacar a importância da Alimentação Saudável. Já as turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental vão fazer parte do “Descubra se puder”, um jogo que enfatiza a análise sensorial dos alimentos. Os alunos do segundo segmento vão se envolver na “Trilha da Saúde”.

Os profissionais da Nutrição da rede municipal estão desenvolvendo ainda palestras sobre culinária com produtos saudáveis como bolo de banana e doce de abóbora. A intenção é reforçar as práticas alimentares dos profissionais que atuam nas unidades municipais de ensino.

Merenda - O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Ensino Médio conta diariamente com café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, para os estudantes do turno da noite. O governo municipal prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do governo federal, na compra de produtos provenientes da Agricultura Familiar.