Redução de Danos: capacitação está com inscrições abertas no Cetep
O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), a Coordenadoria Extraordinária de Política sobre Drogas (Cepod) - com o Projeto Voz dos Bairros - e a secretaria de Saúde, por meio do Programa de Saúde Mental, promoverão, em parceria, a I Capacitação de Redutores de Danos, da Escola de Redutores de Danos Peito do Pombo. Trata-se de um projeto elaborado e coordenado pela equipe CAPS ad Porto e engloba um novo olhar do cuidado com as pessoas que têm problemas com drogas.
As inscrições podem ser feitas no Cetep, situado à Rua Alfredo Backer, nº 363, Centro. A exigência é ser alfabetizado e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, uma foto 3X4 e comprovante de residência. A primeira turma terá o máximo de 30 pessoas. Os inscritos que excederam o número de vagas da primeira turma poderão realizar o curso na segunda turma a ser formada em 2014.
A I Capacitação de Redutores de Danos iniciará suas atividades no Setor Amarelo, na segunda-feira (30), às 17 horas e 30 minutos, no Grupo de Escoteiros de Macaé - Maringá. A programação constará de aulas teóricas e supervisão às segundas-feiras das 17h às 20h30min e nas terças-feiras das 8h às 10h30min, com duração de 13 semanas, com previsão de término em dezembro de 2013, totalizando uma carga horária de 160 horas (mínimo reconhecido pelo MEC).
As atividades da I Capacitação de Redutores de Danos estarão divididas em partes teórica e prática, a serem realizadas nos seguintes equipamentos: Consultório de Rua, Reuniões do CMS, COMAD, COMAS, Conferências Municipais, visitas ao território, visitas aos abrigos, hospitais, conselho tutelar, entre outros. O certificado da capacitação será emitido pelo Cetep.
O que são as Escolas de Redutores de Danos
As Escolas de Redutores de Danos surgem como proposta de dispositivos do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e Outras Drogas. As unidades são ampliadas e potencializadas com recursos financeiros do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, por meio da II Chamada para Seleção de Projetos de Escolas de Redutores de Danos do SUS e de estratégias de indução direta para Ações de Redução de Danos.
A Redução de Danos pode ser considerado um paradigma, uma abordagem ou uma perspectiva e é utilizada para proporcionar uma reflexão ampliada por uma determinada prática. Valoriza e põe em ação estratégias de proteção, cuidado e autocuidado, possibilitando mudança de atitude frente às situações de vulnerabilidade e risco.
A Redução de Danos como estratégia intersetorial do trabalho da política de saúde pública sobre álcool e outras drogas, conforme Lei 11.343 de 23 de agosto 2006, proporciona a inclusão da redução de danos nas redes locais de saúde mental. O objetivo é apoiar e ampliar a rede de serviços e ações de atenção integral em álcool e outras drogas, de acordo com a Portaria GM 1.059 de 4 de julho de 2005.
As atribuições da Escola de Redutores de Danos Peito do Pombo são: formar profissionais redutores de danos, para atuação no SUS, além de implantar programas de formação permanente de redução de danos na rede de saúde mental.
Compete ainda à Escola de Redutores de Danos Peito do Pombo desenvolver ações de redução de danos, em articulação com todos os dispositivos da rede de saúde mental voltados para álcool e outras drogas no município ou microrregião (rede de CAPS, Atenção Básica, incluindo Programa de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, rede de atenção hospitalar, Consultórios de Rua, Pontos de Acolhimento, Casas de Acolhimento Transitório), e com rede intersetorial de atenção integral (SUAS, Trabalho e Economia Solidária, Educação, Cultura, Esporte e outras).
Mais informações no Cetep:(22) 2762-4025, (22) 2770-0828 e cetep@macae.rj.gov.br e na Coordenadoria de Políticas sobre Drogas: (22) 27590832.