Regimento interno da UFRJ-Macaé é debatido na Funemac
Foto: Maurício Porão
Campus UFRJ Macaé atende 1,7 mil alunos nos cursos de Química, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Engenharia
A proposta da criação do regimento interno do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) começou a ser debatida na tarde desta quarta-feira (24) na Cidade Universitária, pelo comitê de assessoria do campus. O encontro aconteceu na sede da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) da prefeitura, mantenedora da UFRJ, UFF e FeMASS.
A UFRJ-Macaé vai completar no próximo dia 18 de maio, cinco anos de funcionamento. O campus UFRJ Macaé Aloísio Teixeira atende 1,7 mil alunos nos cursos de graduação de Química, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Engenharia, além do curso de Ciências Biológicas (conceito 5 do MEC), ministrado quase exclusivamente no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem). O campus UFRJ-Macaé também atende 70 estudantes em dois cursos de mestrado.
O objetivo dos representantes é apresentar e discutir propostas, que poderão ser analisadas e reestruturadas para que em maio sejam enviadas para o colegiado da universidade. A previsão da direção do campus é que as normas da UFRJ sejam transformadas em regimento, o que vai caracterizar o amadurecimento do local para que se torne uma unidade acadêmica.
Segundo a direção, com o regimento interno, o campus vai conquistar uma evolução, que implicará em benefícios para alunos como a liberação dos diplomas no próprio campus de Macaé, e para todos os profissionais, como a formulação do organograma definitivo. Diante disso, a Prefeitura considera que o processo de interiorização da UFRJ atua em sintonia com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais,(Reuni).
Além disso, o campus Macaé da UFRJ aguarda a deliberação do CAPES e apreciação do Governo Federal para a criação do primeiro curso de doutorado Acadêmico de Ciências Ambientais e Conservação, que está previsto para ser implementado em dezembro e abrir a sua primeira turma no ano letivo de 2014 no Centro Integrado de Macaé, com a abertura de 20 vagas iniciais.
O curso interdisciplinar será voltado para mestres em áreas diversas como Ciências Ambientais, Ciências Sociais, Química, Geologia, Geografia e outras áreas afins. O doutorado, que terá a duração de 450 horas, deve ser composto por quatro disciplinas obrigatórias e 18 eletivas.
Através da apresentação da proposta do regimento interno do campus, o Governo Municipal, por meio da Funemac e da UFRJ, estão pautados na consolidação da unidade acadêmica e no desenvolvimento do conhecimento científico. A prova disso é a realização da formatura dos graduandos do curso de Farmácia, no último dia 19, em que todos já estão mo mercado de trabalho, além do sucesso do curso de Graduação em Biologia, que se volta para atividades e projetos com foco na importância ambiental e em políticas públicas.