Royalties: prefeitura promove concurso de redação para mobilizar estudantes
Em defesa da permanência das atuais regras de distribuição dos royalties, uma manifestação já está preparada para acontecer no próximo dia 10, na capital do estado. Para que a mobilização envolva o maior número de pessoas possível, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promove, neste mês de novembro, um concurso em toda rede municipal que terá esta compensação financeira como tema.
- Já solicitamos a mobilização de todos os profissionais da educação municipal em torno dessa luta que está sendo travada pela distribuição dos royalties. Isso inclui a participação dos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Será uma oportunidade para que eles conversem com pais e educadores sobre a história da arrecadação dessa verba e da importância dela para a cidade, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
Além de ter como objetivo de incentivar as habilidades e competências de leitura, escrita e representação artística dos alunos da rede municipal de ensino, a intenção é fazer com que os alunos conheçam um pouco mais sobre o recebimento dos royalties e entendam que este não é um benefício, mas sim uma compensação financeira por todos os impactos trazidos pela exploração petrolífera na cidade.
- Como incentivo à participação destes alunos, vamos premiar os melhores trabalhos em cada categoria escolhidos com laptops. Serão quatro categorias no total e cada aluno que conquistar o primeiro lugar em seu respectivo concurso receberá um computador, completou Guto Garcia.
Para a Educação Infantil e para o primeiro ano de escolaridade será realizado um concurso de desenho, com a temática “Macaé, capital nacional do petróleo”. Já os alunos do Ensino Fundamental foram divididos em dois grupos. Do segundo ao quinto ano será realizado um concurso de redação com o tema “Macaé, capital nacional do petróleo – novos desafios”, enquanto que do sexto ao nono ano será feita uma pesquisa sobre “A história dos Royalties”. Os estudantes do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos, que formarão um só grupo, também farão redações sobre “Macaé, capital nacional do petróleo – novos desafios”.
Cada escola selecionará um trabalho, por grupo, que será entregue à Secretaria de Educação até o dia 25 de novembro. Os trabalhos inscritos serão selecionados por uma comissão julgadora da Educação. O resultado do concurso será divulgado após a avaliação deste grupo, com a entrega da homenagem e dos prêmios para os participantes:
- O objetivo com este concurso é fazer com que esta mobilização não pare somente com a manifestação. Com cada professor trabalhando o tema, seja através do desenho, da redação ou da pesquisa, enfatizamos que os royalties são um direito constitucional e que devemos nos mobilizar para mantê-lo – finalizou a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares.
Entenda a proposta que ameaça os royalties
A proposta que institui novos critérios para a divisão dos royalties entre a União, estados e municípios, produtores ou não, tem mobilizado toda a população fluminense. O texto proposto pelo senador Vital do Rêgo, que foi aprovado no Senado, pode gerar perdas de R$ 4,3 bilhões no orçamento de 2012 dos estados do Rio e do Espírito Santo, principais produtores de petróleo.