Saerj será aplicado na rede municipal na próxima semana
Foto: Maurício Porão
Monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação são objetivos da avaliação
Cerca de 4,3 mil alunos participarão do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj). Na quarta-feira (30), a prova será dirigida às turmas do quinto ano e na quinta-feira (31) aos estudantes do nono ano e terceiro ano do Ensino Médio. A avaliação será aplicada em 52 escolas municipais da área central e Serra às 8h e 14h. O objetivo do Saerj é monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação.
O exame tem como finalidade avaliar os alunos nas disciplinas de Português e Matemática e também visa analisar as habilidades que os alunos desenvolveram a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do período escolar. As provas de Língua Portuguesa vão abranger questões voltadas para leitura. Já as de Matemática vão abordar tópicos que vão envolver a resolução de problemas. As provas serão corrigidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A aplicação da prova será feita pelos próprios professores da turma com a supervisão da coordenação pedagógica da rede municipal de ensino. Para realização da avaliação, a coordenação pedagógica da subsecretaria de Ensino Fundamental promoveu encontros específicos com dirigentes das unidades municipais, de acordo com as orientações da Coordenadoria Regional Norte II.
Com a adesão ao sistema de avaliação neste ano letivo, a intenção da Prefeitura de Macaé é permitir um melhor planejamento pedagógico voltado para as competências básicas e também reforçar a qualidade do ensino, especificamente dos que apresentam defasagem-idade-série.
Para aderir ao Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro, Macaé reforçou o compromisso de adotar as Orientações Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental e o Currículo Mínimo para os anos finais do Ensino Fundamental. Com isso, a prova, que será realizada neste último bimestre do ano letivo, abrangerá o resultado global das redes municipais que entraram no sistema, que posteriormente vai apresentar o Índice de Educação Estadual do Rio de Janeiro (Iderj).
Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o novo processo de avaliação externa visa contribuir com a qualidade do ensino. “A proposta é traçar um diagnóstico detalhado de tudo que os alunos aprenderam ou deixaram de aprender naquele período, para posteriormente traçar mecanismos pedagógicos”, frisou.