logo

Saúde de alunos é avaliada na rede municipal

28/05/2015 17:59:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Cerca de 10 mil alunos são atendidos pelo Programa Saúde na Escola

Reforçar o desenvolvimento da saúde e destacar a formação integral dos estudantes são os objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE), que atende um total de 10.416 alunos de 25 unidades educacionais da rede municipal. Estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental são assistidos por atividades ligadas à saúde, como medição de peso e altura, além de triagem oftalmológica. Nesta semana, as atividades do programa foram realizadas no Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna (na Virgem Santa).

Já nesta quinta-feira (28), os mais de 280 estudantes da Escola Municipal de Educação Wanderley Quintino Teixeira (nas Malvinas) participaram da ação que seguirá com atendimento da saúde ocular na próxima quarta-feira (três de junho). Os alunos do maternal I, Débora Jesus Monteiro e Tiago Alves dos Santos, de dois anos, estão na lista de atendidos. Eles tiveram peso e altura avaliados pela equipe de técnicos de enfermagem do “Estratégia Saúde da Família” e nutricionista da secretaria de Saúde.

Segundo a diretora da escola, Josenilda Laurindo, o programa serve para orientar. “Os responsáveis pelos alunos que não estiverem com os índices de pesagem e medição adequados receberão indicação de tratamento de saúde específico”, ressaltou. O trabalho segue a diretriz da atenção à saúde da criança e prioriza o fortalecimento do vínculo, comprometimento do desenvolvimento dos alunos diante da identificação e tratamento precoce de certos tipos de doença.

Com os indicadores de pesagem, as equipes poderão realizar um diagnóstico nutricional. Conforme os resultados detectados, os estudantes que apresentarem obesidade ou baixo peso serão encaminhados para unidades de Estratégia Saúde da Família mais próximos das residências e atendimento na Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan).

Presentes às atividades, os coordenadores Theresa Huguet (Educação) e José Carlos Crespo (Saúde), observaram que a proposta do programa está sendo atendida. "O programa trabalha com a atuação dos grupos intersetoriais focados na gestão, construção e planejamento compartilhados. A intenção é promover o desenvolvimento da saúde dos alunos", disse José Carlos.

Atuação

O programa conta com ação conjunta das seguintes equipes: Secretaria de Educação, Estratégia Saúde da Família (ESF), Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Subsecretaria de Odontologia, Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Subsecretaria da Infância e Juventude, além de equipes da Saúde na Escola e Nutrição.