logo

Secretaria de Ciência e Tecnologia de Macaé visita Plataforma Urbana Digital de Niterói

31/03/2022 14:17:00 - Jornalista: Equipe

O objetivo da visita foi conhecer os aspectos legais e técnicos necessários para a implantação do Projeto

Visando estreitar contato e trocar experiência, técnicos da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia de Macaé visitaram a Plataforma Urbana Digital – Engenhoca, em Niterói.

De acordo com o secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos, o espaço é um ambiente de divulgação científica, popularização da ciência e acesso às novas tecnologias e inovação. "O nosso objetivo foi conhecer os aspectos legais e técnicos necessários para a implantação do Projeto, bem como os processos e métodos utilizados nas atividades ofertadas", disse.

Ele explica que a Plataforma é um projeto da Prefeitura de Niterói, que busca ampliar a dimensão educacional, lúdica e tecnológica da população, através da oferta de cinema ao ar livre, da promoção de atividades com jogos tecnológicos, simuladores virtuais, galerias com informações diversas acerca da cidade, oferta e promoção de cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica e de outras possibilidades que se abrem a partir da cultura digital e maker.

Segundo o secretário, a cooperação técnica entre a Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia e o Idaco - Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária, organização não governamental, de utilidade pública, responsável pela implantação e gestão do projeto da Prefeitura de Niterói, é fundamental para a realização do Projeto NAVE – Núcleo Avançado de Educação Tecnológica, a NAVE TECNOLÓGICA. Este projeto será implantado seguindo o Plano de Governo do prefeito Welberth Rezende para políticas públicas de incentivo à valorização e disseminação da ciência, tecnologia e inovação.

Durante a visita técnica, a equipe da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia teve a oportunidade de vivenciar, na prática, algumas atividades oferecidas pela Plataforma Urbana Digital – Engenhoca, como simuladores virtuais e confecção de peças no espaço maker. A experiência confirmou a importância da criação da NAVE TECNOLÓGICA.

Macaé - O Projeto NAVE TECNOLÓGICA visa democratizar o acesso ao universo digital oferecendo gratuitamente, acesso à internet, oficinas, cursos, eventos relacionados à informática, economia criativa, tecnologias da informação, robótica e programação, trabalho e empreendedorismo, e atividades culturais para diversos públicos no município.

Para o Secretário, o Projeto terá um papel fundamental no desenvolvimento comunitário por meio da articulação entre os campos educação, desenvolvimento tecnológico, econômico e de inserção no mercado de trabalho.