Segunda edição do Selo Antirracista é realizada na Cidade Universitária
09/12/2024 14:20:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Foto: Eduardo Assis
A segunda edição da entrega do Selo Antirracista a 14 escolas aconteceu, na manhã desta segunda-feira (9), no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária. A iniciativa é do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (Neafro) da Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia contou com a presença do professor Allan Pevirguladez com uma palestra utilizando a musicalização.
A coordenadora do Neafro, Joyce Machado, explica que a premiação é um incentivo para as unidades escolares que realizaram ações antirracistas.
“Desde o início do ano letivo nós promovemos formação para professores e gestores. Além disso, a Educação desenvolve o Nutriafro, um programa que estabelece um Cardápio da Alimentação Escolar que inclui gêneros exclusivos das alimentações dos povos africanos e indígenas. A iniciativa tem como base a Lei Federal 10.639/2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar oficial e ainda a Lei Federal 11.645/2008, que determina o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, explicou.
Allan é professor de Literatura da rede pública municipal que aborda o antirracismo na Educação Infantil através do que ele chama de Música Popular Brasileira Infantil Antirracista (MPBIA).
Ele informou que apenas 21% das escolas brasileiras trabalham com o tema antirracista.
“Isso é muito pouco. Precisamos trabalhar o desenvolvimento das crianças fortalecendo sua autoestima”, afirmou.
Allan acrescentou ainda que a educação antirracista nas escolas deve se tornar algo popular e comum.
“O racismo é muito problemático em nossas vidas, principalmente na vida das crianças que muitas vezes se sentem só no ambiente escolar”, acrescentou.
O professor disse, também, que fica feliz em ver que o município de Macaé realiza um trabalho desde o início do ano letivo e não só em datas pontuais, com no dia 13 de maio (Dia da Abolição da Escravatura) e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra).
Participaram ainda do evento, o secretário de Educação, Robério Dias; a secretária adjunta de Educação Básica, Luiziane Lusitano; o secretário de Promoção e Igualdade Racial, Dorniê Matias; Coordenadora Geral de Ações Afirmativas, Yaisa Santos; superintendente da Educação Integrada, Jane Roriz.
Escolas premiadas:
C.M Professora Maria Isabel Damasceno Simão
Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim
Escola Municipal Olga Benário Prestes
Colégio de Aplicação Macaé
Colégio Municipal Botafogo
Colégio Municipal Engenho da Praia
Emei Edda Evelyn Damasceno Simão Almeida
Emei Laura Sueli de Campos Bacelar
Escola Municipal Maria Cristina Castello Branco Cruz
C. M. Tarcisio Paes de Figueiredo
Emei Luiz Carlos Martins
Emei Marlene Diniz
Emei Prof. José Bruno de Azevedo
Emei Eléa Tatagiba De Azevedo