logo

Semana de Alimentação Escolar será promovida em maio

19/04/2013 12:56:00 - Jornalista: Joice Trindade

A Semana de Alimentação Escolar será realizada entre os dias 13 e 17 de maio nas escolas municipais. Nesta quinta-feira (18), a programação começou a ser definida pela rede municipal de ensino.

Antecipando a Semana de Alimentação Escolar, no dia 30 (terça-feira), será realizada a Formação Continuada para Professores Orientadores, que atuam no ensino municipal. A qualificação será ministrada na sede da secretaria de Educação em horários específicos: das 8 às 12 horas para os professores orientadores que atuam na Educação Infantil e das 13 às 17 horas, aos que trabalham com turmas do Ensino Fundamental.

A Semana de Alimentação Escolar quer reforçar a alimentação saudável nas unidades escolares. A programação em âmbito nacional está prevista para marcar o mês de maio com o tema central “Diferentes dimensões da alimentação saudável”. O assunto segue a orientação da Lei 11.947, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e estimula a agricultura familiar.

Uma das primeiras ações definidas será a oficina para professores com ênfase na Alimentação Saudável. A abordagem será ministrada pela equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, a equipe de nutricionistas que atua na Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação será responsável por palestras e oficinas abordando alimentação nutricional em todas as faixas etárias de educação.

A programação também contará com ações educativas sobre alimentos saudáveis, com foco no valor nutricional. A finalidade do evento deste ano é destacar o debate sobre alimentação saudável e ampliar o olhar sobre as práticas alimentares. Hoje, a rede municipal de ensino está focada em um amplo trabalho de segurança alimentar e nutricional, como cursos de formação para professores e merendeiras. A intenção é frisar cuidados com preparo, manuseio de porções adequadas para cada modalidade de ensino.

De acordo com a coordenação de Nutrição da secretaria de Educação, outras atividades também estão previstas e devem ser divulgadas em breve.

Além de trabalhar em prol da qualidade de ensino, a rede municipal também se preocupa e segue um cardápio específico e diferenciado aos estudantes que apresentam patologias associadas à alimentação nutricional. Para isso, o ensino municipal também oferece um cardápio diferenciado para alunos que apresentam intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, intolerância ao gluten e diabetes.

Hoje, Macaé oferece diariamente 45 mil refeições por dia, na merenda dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Eja e Médio, com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite. Com isso, o Governo Municipal prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos provenientes da Agricultura Familiar.