Semana de Mobilização da Saúde na Escola mobiliza Macaé
Cinco escolas da rede municipal de ensino participarão de segunda-feira (11) a sexta-feira (15) da Semana de Mobilização da Saúde na Escola. A intenção é envolver aproximadamente 1,2 mil estudantes do primeiro ao quinto ano de escolaridade. Durante o evento, serão promovidas atividades relacionadas à qualidade de vida e saúde, como testes de acuidade visual, pesagem e medição de altura, além de animação lúdica quanto ao tema “Sexualidade”, palestras quanto ao “Uso de Drogas” e “Alcoolismo”, além da realização de atividades físicas.
A semana, que terá como tema central “Obesidade”, será desenvolvida com parceria entre as equipes da Secretaria de Saúde (Estratégia Saúde Família) e da Subsecretaria de Educação na Cultura, Saúde, Esporte e Meio Ambiente e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A programação que será realizada das 8 horas às 11h30min das respectivas escolas municipais Educação Infantil Maria das Dores Tavares, Tarcísio de Figueiredo (denominação anterior Joaquim Augusto Borges), Generino Teotônio de Luna, Joffre Frossard e Balneário Lagomar. A previsão é que estas unidades sejam as primeiras a integrar o Programa Saúde nas Escolas (PSE). No entanto, a intenção da Secretaria de Educação é estender a realização do PSE para outras escolas da rede municipal.
A Semana Anual de Mobilização Saúde na Escola teve início com a intenção de ser uma atividade inaugural das ações do PSE. A proposta é iniciar mobilização sobre temas prioritários de saúde a serem trabalhados ao longo do ano letivo nas escolas. Seus objetivos específicos têm como objetivo: fortalecer ações de política de governo prioritárias, no âmbito da saúde e da educação; socializar as ações e compromissos do PSE; reforçar o Sistema de Monitoramento e Avaliação do PSE como sistema de informação, gestão de monitoramento e avaliação do Programa e da saúde dos alunos, além de incentivar a integração e a articulação das redes de educação e atenção básica.
Na lista de intenções da semana também estão o fortalecimento da comunicação entre escolas e equipes de Atenção Básica; socialização das ações desenvolvidas pelas escolas e fomento do envolvimento da comunidade escolar e de parcerias locais.
Com a universalização do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado neste ano, todos os municípios do País estão aptos a participar de suas atividades, incluindo a Semana Saúde na Escola, sem necessidade de cumprimento de nenhum critério específico. Podem participar todas as equipes de Atenção Básica e as ações foram expandidas para as creches e pré-escolas.