Semana do Estudante será marcada por atividades nas escolas
Foto: João Barreto
Projeto é voltado para arte, literatura e descoberta de talentos
A semana em que se comemora o Dia do Estudante, cuja data alusiva é nesta terça-feira (11), está sendo marcada por várias atividades culturais e pedagógicas nas unidades municipais. Hoje com mais de 38 mil estudantes em 104 escolas municipais, o ensino municipal se destaca por priorizar o reforço da qualidade do ensino, descoberta e incentivo de habilidades dos estudantes e formação da cidadania.
Entre as atividades está o Literarte. O projeto será promovido nas dependências das unidades, é voltado para arte, literatura e descoberta de talentos. A programação segue até o final do mês. Este ano, as unidades vão realizar atividades culturais de acordo com o projeto pedagógico já desenvolvido com os estudantes.
Uma comissão formada por representantes da Secretaria de Educação irá visitar as unidades municipais até o dia 31 deste mês. O objetivo é apreciar e escolher alguns trabalhos que poderão fazer parte da Feira Literária, evento que está sendo organizado pela Secretaria de Educação, previsto para acontecer no mês de novembro. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a rede municipal prepara para o mês de outubro uma cerimônia de homenagem aos estudantes, professores e servidores da Educação que se destacarem em atividades pedagógicas, olimpíadas e competições diversificadas.
Correção de Fluxo - Ainda nesta quarta-feira (12), a equipe que atua no programa Correção de Fluxo do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão vai apresentar o resultado do projeto “Alfabetização tecnológica e humanidades”. O foco do projeto é a apropriação e o uso consciente das tecnologias disponíveis no dia a dia. As atividades serão destacadas a partir das 8h, nas dependências da unidade.
O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, enfoca a leitura e a escrita, além do uso da linguagem matemática e tecnológica. Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de trabalhos voltados para o estudo de gêneros textuais e exploração da comunicação interna.
O Programa Correção de Fluxo Escolar tem o objetivo de minimizar a defasagem referente à idade e ao ano escolar em que o estudante até a faixa de 14 anos deveria estar cursando. Para o reforço do processo de ensino, as 21 unidades municipais de ensino contam com o programa. Deste total, sete escolas atendem alunos do 6º ao 9º ano e 14 unidades municipais contam com alunos do 1º ao 5º ano.
De acordo com a coordenadora geral, Aldelúcia Porto, o próximo projeto que será destacado para os estudantes a partir do 6º ano neste segundo semestre será “Trabalho, cidadania e autorrealização”. Já o terceiro bimestre dos estudantes do 1º ao 5º ano terá como projeto “Convivendo sem violência”.
De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a prioridade do ensino municipal é reforçar a qualidade do ensino com a realização de intervenções pedagógicas, que permitam que o ambiente escolar fique mais prazeroso. Para isso, segundo o secretário, o elo entre a família e a escola é fundamental. “A aproximação com pais e responsáveis contribui na dedicação dos alunos e empenho nos resultados”, finaliza.